AnitapolisInicialmente fazendo parte de Santo Amaro da Imperatriz, o município de Anitápolis foi emancipado em 1961 e recebeu este nome em homenagem à heroína Anita Garibaldi. Localizado numa área de difícil acesso, mas em região de rica vegetação com várias nascentes, Anitápolis possui potencial para o turismo rural e ecológico e principalmente para a prática de canoagem e pescaria.

Colonizada por Alemães, a maioria da população trabalha no campo, sendo que a agricultura permanece como a base econômica da cidade desde os seus primeiros tempos e a pecuária é apenas para a subsistência.

Alguns atrativos turísticos:

Serra da Garganta: a 18 km do centro, é um dos principais locais históricos de Anitápolis, onde aconteceu o Combate da Garganta, em 1930, ocasionado por um levante ocorrido nas Forças Armadas do Rio Grande do Sul em apoio a Getúlio Vargas.

Os revolucionários gaúchos se dirigiram para Florianópolis, via Anitápolis (Estrada da Serra da Garganta), pois a mesma era unica ligação do Sul do Estado com a capital. Lá, estavam entrincheirados civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina. Naquele ponto estratégico desenvolveu-se um violento combate, a última batalha travada em território catarinense da Revolução de 1930, ocasionando mortes e feridos.

Edifícios históricos: Constituem-se no Antigo Patronato Agrícola, na Casa Paroquial e no Marco Indicativo do Combate da Serra da Garganta, na Revolução de 30. O Local tem grande beleza natural.

Ecoturismo: Cercada por montanhas e matas, Anitápolis tem excelente clima, com ocorrência de geadas no inverno e temperaturas médias entre 15ºC e 25ºC. Muitos rios cortam o seu território e caudalosas cachoeiras descem pelos vales.

Destaque para as quedas dos Rios Povoamento, da Prata, Maracujá, Branco e do Meio Serrinha, além das trilhas para jeepcross e motocross, especialmente em Bela Vista, Santo Antônio, Serra da Garganta e Vermelho. Na Serra Geral, a 25 km do centro, pode-se praticar montanhismo.

A cachoeira mais conhecida da cidade é a Cachoeira da Usina, recanto natural distante 500 m da sede municipal. Famosa por ser uma antiga usina hidrelétrica, foi transformada em área de lazer com infraestrutura para preparo de refeições, lanches, churrascos, tem várias formações de piscinas naturais apropriadas para banho.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.