Marema, Santa CatarinaEm 1940, gaúchos descendentes de imigrantes italianos, oriundos de Erechim, Guaporé e Nova Prata, chegaram à região de Marema para explorar a madeira nativa.

O local lembrava os pântanos da Itália, chamados de “maremma”, e vem daí o nome do município.

Quando era distrito chegou a chamar-se Marrecas, mas, por haver outras localidades com a mesma denominação, o lugar foi batizado Marema depois da emancipação.

Mais tarde chegaram – também vindas do Rio Grande do Sul – famílias de descendentes de alemães e de poloneses.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:

Artesanato – A cultura Italiana é predominante no município e através dos seus imigrantes, as atividades de crochê, peças de lã, peças de argila, entre outras permanecem vivas mantendo as raízes.

Pedras Preciosas – No município esse tipo de exploração teve início a poucos anos. Mas já encontramos frutos dessa atividade e devido ao relevo a exploração pode aumentar ainda mais, tornando uma fonte de renda para as famílias Maremenses.

Rios –  A hidrografia de Marema é composta pelo Rio Chapecó e seus afluentes; Rio Chapecózinho, Rio Golfo, proporcionando uma beleza exuberante nas suas margens. A vegetação nativa ocupa hoje cerca de 16% do território do município.

Rio Chapecó em Marema, Santa Catarina

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.