ARROIO TRINTA, SANTA CATARINA, BRASILQuando o destino desafia o homem e o homem desafia o destino, a história vai surgindo e o futuro se revela em novas experiências.

Em 1923 algumas famílias de agricultores de origem italiana tomaram o rumo da região Meio Oeste Catarinense, vindos principalmente de Treviso, Distrito de Urussanga, no Sul do Estado de Santa Catarina. Os primeiros a chegar foram os Maroli, Massaroli, Nórdio, Baldo, Nova, Constantini, Terci, Rovaris e Magri.

Tudo era difícil, a viagem a pé até Urussanga, onde de trem rumo ao Porto de Imbituba, seguindo posteriormente de navio até o porto de São Francisco do Sul. Depois de dias de espera, outra viagem de trem com destino a Porto União e, desta cidade, mais um trecho de trem até Perdizes, atualmente Videira. Dali a té Encruzilhada o transporte era a pé, em carroças ou cavalos alugados. Os filhos, os poucos pertences, o caminho difícil e desconhecido varando pelo sertão, enfim, o destino: Encruzilhada.

O lugar praticamente inabitado tinha o nome de Encruzilhada, por que ali cruzavam dois caminhos utilizados como trilhas pelos tropeiros. O nome Arroio Trinta veio depois. A origem deste nome é curiosa: “Arroio” significa rio pequeno, riacho. No inicio da colonização, o alimento básico dos colonos era a Polenta e a moagem do milho mais próxima ficava há 18 Km, na comunidade de Bom Sucesso. O percurso era feito a pé ou a cavalo, e por este percurso ser cheio de curvas, cruzavam um pequeno arroio por trinta vezes, arroio este que corta o centro da cidade e desagua no Rio São Bento. Dai o nome ARROIO TRINTA.

Com 3.500 habitantes, o município inclui o idioma italiano na sua rede escolar e é conhecido pela preservação da Cultura Italiana, sendo reconhecido como “CAPITAL CATARINENSE DA CULTURA ITALIANA”.

Suas três grutas são locais de peregrinação de fiéis, assim como a Igreja Nossa Senhora dos Campos, onde está enterrado o corpo de Padre Augustinho Rombaldi, que morou na localidade mais de 40 anos e ganhou a simpatia da população. No mês de dezembro, com direito a carreata e buzinaço, a cidade realiza a Festa dos Motoristas.

No mês de julho acontece o ponto máximo da cultura italiana com a Festività All’italiana.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.