ASCURRA, SANTA CATARINA, BRASILA história do município de Ascurra inicia-se no ano de 1874, quando o Dr. Hermann Blumenau designou dois agrimensores para que procedessem a demarcação de lotes urbanos e rurais, estradas a serem construídas, pontes e bueiros sobre os ribeirões e córregos, bem como, houvesse a delimitação dos terrenos para a instalação da futura sede da povoação.

Simultaneamente foram projetadas as praças, logradouros públicos e foram designados os locais onde se construiriam escolas, igrejas e cemitérios.Os primeiros imigrantes italianos, designados a ocupar as primeiras terras da Colônia de Ascurra, aportaram em Itajaí, em setembro de 1876, época que havia muita imigração, do velho para o novo mundo, originada pela falta de trabalho e de terras para o cultivo.

ATRATIVOS:

ASCURRA, SANTA CATARINA, BRASIL ASCURRA, SANTA CATARINA, BRASIL ASCURRA, SANTA CATARINA, BRASIL ASCURRA, SANTA CATARINA, BRASIL

Salto das Andorinhas – É uma cachoeira que possui uma queda d’água por entre as rochas, semelhantes a uma gruta. Esta gruta serve de domínio a uma espécie de andorinha que habita a região.

Pedra da Leoa – Para os amantes de Esportes Radicais, o esporte Vôo Livre também tem vez. A rampa fica localizada na Serra da Leoa a mais de 700m de altitude.

Igreja Matriz Santo Ambrósio – A religiosidade marca o povo ascurrense. Foi criada em 1912 depois de conflitos entre Salesianos e Franciscanos. Do nascimento a morte, a religião foi sempre indispensável na vida do imigrante. Apesar de tristes episódios é um fato que merece ser mencionado. Sua arquitetura é preservada pela sua originalidade desde o momento da sua edificação.

Autódromo Max Mohr – O autódromo leva este nome pois “Max Mohr” é o nome de um dos maiores pilotos do automobilismo catarinense, vencedor do campeonato brasileiro e catarinense em 2001 na categoria velocidade na terra. Possui 2.150 m sendo um trajeto de alta velocidade com um excelente circuito de retas e curvas de média e alta velocidade com capacidade para 5.000 pessoas. Não é a toa que é referência no automobilismo catarinense.

Salto da Mineira – Cachoeira com mais de 30m de alt. localizada na serra da Leoa. Quando muito chove pode-se avistar do centro da cidade de Ascurra uma belíssima obra prima da natureza por seu volume intenso de água.  Para chegar nela o acesso não é um dos mais fáceis. Mas é um prato cheio para os aventureiros, e a subida com certeza é válida pois é de encher os olhos.

Parque Aquático Saxônia – Cercado de belezas naturais recebe de Novembro a Março, cerca de 600 pessoas por final de semana. Foi inaugurado em Novembro de 1998, possuindo uma infraestrutura com lanchonete, piscinas, toboáguas.

Morro do Oitenta – O morro do oitenta é uma estrada que leva a Serra da Leoa e também faz ligação com o município de Rodeio e Benedito Novo. Natureza é o que não falta. Muitas cachoeiras e vegetação nativa.

Fonte: Prefeitura Municipal.

 

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.