itajai, Santa CatarinaCidade de belas praias, entre elas Molhes, Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Solidão, Brava e Amores, ampla área rural e paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos e portugueses. Além de uma Comunidade Negra que tem na Sociedade Sebastião Lucas um de seus pontos de encontro.

Situada na cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a Praia Brava é conhecida por sua exuberante natureza, águas límpidas e tranquilidade. São quase 3 km de orla do Canto do Morcego ao Canto dos Amores.

É também considerado um templo da música eletrônica no Brasil. Abriga o renomado Warung Beach Club, eleito três vezes o melhor clube do mundo. Além disso, a Brava conta hoje com o Kiwi Bar e o Madê Pantai Club. E são nesses lugares, em meio a natureza, por onde passam os melhores djs do planeta e acontecem as melhores festas do verão catarinense.

A Brava também é um ponto importante para os amantes do voo livre e do surfe, inclusive a praia recebeu no ano de 2007 pela primeira vez uma etapa do WQS, a divisão de acesso do surfe internacional.

Itajaí possui um píer para navio de passageiros que serve de ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer. Sua estrutura para atracação de navios, conta com cinco Dolfins (dois de amarração e três de atracação), dez metros de calado, 220 metros de plataforma do cais, 945 metros de plataforma em concreto.

A Marejada, festa portuguesa e do pescado, é a principal festa municipal, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores, que acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre sete e catorze dias. É a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil. Itajaí também é sede do Clube Náutico Marcílio Dias, agremiação esportiva de futebol e remo.

Itajaí conta com vários importantes eventos dentre os quais destacamos:

Festa Nacional do Colono
Projetada para ser uma homenagem ao agricultor, a festa promove a integração entre o homem do campo e da cidade, em uma comemoração tradicional voltada à valorização da cultura, dos hábitos e dos valores presentes no meio rural Itajaiense. Conta com atrações artísticas, culturais e esportivas, exposições tecnológicas, agropecuárias, industriais e agroindustriais, além de apresentar uma vasta gastronomia típica e shows artísticos. A Festa Nacional do Colono se tornou um evento de importância e magnitude nacionais, sempre com a devida importância a atividade agrícola desenvolvida no município. Muito, além disso, ela é hoje uma necessidade para a conservação das identidades históricas e culturais de nossa região, além de ser um importantíssimo evento para os setores econômicos e de serviços de Itajaí.

Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo
A Marejada surgiu em 1987 com o objetivo de integrar Itajaí no circuito das festas de outubro em Santa Catarina, para aproveitar o fluxo turístico no Vale, e decidiu homenagear Portugal, uma das nações europeias que colonizaram o estado catarinense. Ao mesmo tempo, enalteceu a pesca, uma das mais importantes e expressivas atividades econômicas da cidade que é reconhecida como o maior porto pesqueiro do Brasil. A partir de 2013, acompanhado todo o desenvolvimento e internacionalização da cidade, a festa ganhou nova data, o mês de novembro, e foi denominada “Marejada – Aventura pelos Mares do Mundo”. Sempre acompanhada com outro grande evento, a Marejada promove um verdadeiro festival gastronômico além de várias atrações musicais.

Festival de Música de Itajaí
Desde o ano de 1998, a cidade de Itajaí promove o Festival de Música. Com edições anuais, sempre realizado no mês de setembro, o festival de Música de Itajaí é um dos mais importantes polos de discussão e produção musical do Brasil. O evento é referencia em oficinas de música para estudantes, professores e músicos de todo país apresentando sempre artistas de renome nacional.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.