Concordia, Santa CatarinaMunicípio de Concórdia situa-se na região Oeste Catarinense, na Microrregião do Alto Uruguai, a 493 km de Florianópolis.

Com tradição na agricultura e pecuária, o município de Concórdia tem no Agronegócio sua grande força.  É referência regional, sediando entidades tecnológicas e empresariais, de expressão estadual e nacional.  Um município de potencial, que oferece todas as oportunidades para as empresas crescerem.

No início do século XX, a região hoje conhecida por Concórdia foi oportuna para a construção da ferrovia que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. Esta região, colonizada por descendentes de italianos e alemães no ano de 1917, situa-se no Oeste catarinense, na divisa do RS e SC e a uma distância de 77 quilômetros de Chapecó e a 550 de Florianópolis.

Numa região de clima temperado ameno, possui uma economia baseada na criação de aves e suínos e é sede do Grupo Sadia, um dos maiores Complexos Industriais Alimentícios da América Latina, hoje denominada BRF Foods.

Conheça alguns dos principais atrativos turísticos:

Chafariz
Está localizado no centro da Praça Dogello Goss, possui fonte luminosa, que embeleza a paisagem noturna da cidade. Foi construída em 1967 com o objetivo de remodelar a praça. A obra levou três anos para ficar pronta e sua inauguração ocorreu no dia 12 de dezembro de 1969.

Gruta Nossa Senhora de Lurdes
A gruta foi construída há 47 anos pela Congregação Mariana de Concórdia. Todo ano, no mês de fevereiro, é realizada a festa em homenagem à Santa. Diariamente, a Gruta recebe visitantes que rezam pedindo bênçãos e agradecem as graças alcançadas. Muitos acreditam que a água que jorra aos pés da Santa é abençoada.

Parque Estadual Fritz Plaumann
Localizado na linha Sede Brum, o parque é uma grande conquista na questão de preservação da flora e fauna de nossa região. O parque possui várias trilhas ecológicas abertas à visitação. Atendimento de pessoas qualificadas que servem de guias para as caminhadas.

Ponte do Rio Uruguai
A Ponte do Rio Uruguai está localizada na BR-153, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem 630 metros de extensão, 13 metros de largura e localiza-se a 23 metros acima da antiga ponte, que ficou submersa com a formação do lago da Barragem de Itá. A ponte é composta de 11 pilares e oferece uma privilegiada vista das paisagens da Região Meio Oeste.

Santuário Nossa Senhora da Salete
O Santuário de Nossa Senhora de Salete está localizado em Linha Salete, distante 3 Km do centro do Município. Construído pela comunidade católica, o santuário é cercado por uma bela paisagem natural.

 

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.