Águas Frias, Santa CatarinaDistante 600 km da Capital, Florianópolis, na região Oeste do Estado de Santa Catarina, localiza-se o Município de Águas Frias. Esta rica região agrícola, fazia parte anteriormente do Município de Coronel Freitas e União do Oeste.

São um tanto vagos os dados históricos sobre os primeiros habitantes que desbravaram o solo de Águas Frias. Tem-se conhecimento de que por volta do ano de 1947/48, aqui chegaram as primeiras famílias de origem brasileira e italiana, vindas do Rio Grande do Sul, fixando-se em vários pontos do município, e mais tarde, outras famílias vieram aqui se estabelecer e fundaram várias comunidades, dentre elas, Águas Frias, sede do Município.

A colonização oficial, ocorreu no município por volta de 1949, com a divisão dos lotes rurais de uma área de terra que pertencia ao Coronel Ernesto Bertaso, que residia em Chapecó. Vitório Alberti era intermediário para a venda destas terras.

Sempre em busca de novas fontes de trabalho e riquezas de novas áreas de trabalho, essas e outras famílias foram penetrando no interior, fundando novas vilas, formando assim as comunidades hoje existentes.

Com trabalho destes labutosos desbravadores, a região foi crescendo e desenvolvendo-se. Em razão disso, pela lei N 8477 de Dezembro de 1991, criou-se o Município de Águas Frias. Em 1º de Janeiro de 1993, tomou posse o primeiro prefeito eleito por voto direto.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.