Canoinhas

A cidade de canoinhas tem ruas bem traçadas, largas e longas, que rasgam as suaves colinas na região do planalto, e apresenta uma grande diversidade étnica entre seus 52 mil habitantes. Passagem de expedições no século XVIII e rota de tropeiros no século XIX, a primeira corrente migratória recebida foi de paulistas, incluindo portugueses, espanhóis e caboclos. Depois chegaram os alemães, poloneses e ucranianos e, posteriormente, sírio-libaneses e italianos. As diferentes associações culturais e grupos folclóricos revivem as tradições dos pioneiros através da música, da dança e da gastronomia.

Localizada praticamente na fronteira com o Paraná, Canoinhas é considerada o epicentro da Guerra do Contestado. Na época, o conflito envolveu pessoas influentes da cidade, que defenderam os limites geográficos de Santa Catarina. De acordo com pesquisas, a então vila de 500 habitantes chegou a abrigar mais de 2.000 soldados para a defesa dos constantes ataques de sertanejos. Há registros históricos de mais de 20 combates.

Principais atrativos turísticos:

Arquitetura

A Arquitetura em madeira é encontrada em diversos pontos da cidade e no interior de Canoinhas, denotando a importância que foi a madeira na vida e na economia do município, destacando principalmente a influência das colonizações polonesa, ucraniana, germânica e mesmo a presença norte-americana iniciada na região no começo do século XX, por meio da empresa Southern Brazil Lumber & Colonization Company, considerada, na época , como uma das maiores madeireiras do Brasil.

Capela Nossa Senhora Aparecida

Edificada em pedra basalto, a Capela Nossa Senhora Aparecida foi erguida no ano de 1965, localiza-se no Bairro Piedade, próximo ao trevo de acesso secundário de Canoinhas.
Na parte interna da capela inúmeras pinturas sacras dão um colorido e um grande destaque à sua estrutura. A Capela Nossa Senhora Aparecida é a uma das mais requisitada de Canoinhas, para a realização de cerimônias de casamentos.

Capela Santa Cruz

A Capela Santa Cruz foi edificada em 1961 no lugar da primeira Igreja e do primeiro cemitério de Canoinhas, fica localizada em uma colina no centro do município.
Dentro da capela encontra-se uma cruz em madeira, única peça restante do antigo templo que foi destruído por um incêndio.

Casa da Cultura Emílio Gothard Wendt

Fundada em agosto de 1989, a Casa da Cultura é uma homenagem a um incentivador da cultura canoinhense. Localizada no centro de Canoinhas, a Casa da Cultura está instalada em amplas salas, desenvolvendo suas atividades com mais de 400 alunos nas áreas de música, com aulas de violão, violino, teclado, guitarra, acordeom e canto, artes plásticas, com aulas de pintura em tela, desenho e artesanato e artes cênicas.

Cervejaria Loeffler

Possui técnica das cervejarias alemãs – uma das melhores do mundo – trazida pelo pai de Ruprecht Loeffler, falecido em fevereiro de 2011. Tanto a cerveja como o chopp são fabricados artesanalmente. Uma curiosidade: na sala de entrada, que funciona como bar, as paredes são totalmente revestidas por peles e animais empalhados.

Distrito de Marcílio Dias

A 4 km do centro de Canoinhas o distrito de Marcílio Dias é a história viva de parte da colonização do município. A colonização do distrito se deu, em grande parte, por imigrantes alemães que se dedicavam à criação de bovinos e produção de derivados de leite. No distrito de Marcílio Dias está localizada as construções da Estação Ferroviária, hoje desativada, que durante longos anos foi o principal meio de transporte dos moradores e durante a Guerra do Contestado, de tropas. Também chama a atenção, em Marcílio Dias, as casas construídas no estilo enxaimel, que ainda resistem ao tempo, também pode-se encontrar moradores mais antigos que ainda lembram do apito das locomotivas, que levavam e traziam o progresso da região.

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.