Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí – Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. As primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.

Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20 e Serril.

Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.

Conheça alguns dos atrativos de Braço do Trombudo:

Cachoeira das Águas Sulfurosas
A Cachoeira das Águas sulfurosas é uma das mais conhecidas cachoeiras de nosso município, contando com uma queda de água de 22,40 metros de altura, e com uma piscina natural de aproximadamente 700m², água cristalina, exuberante beleza, e fácil acesso, é um local ótimo para quem curte natureza, e procura um lugar para se refrescar no verão.

Cachoeira do Ribeirão Vitória (Zenga)
Há Cachoeira do Ribeirão Vitoria, mais conhecida como cachoeira do Zenga, possui uma altura aproximada de 25,00 metros, e uma piscina natural de aproximadamente 360m², esta bela cachoeira esta localizada junto ao Camping Zenga, assim quem for visita-la poderá desfrutar de área de Camping, bar, e cozinha.

Cachoeira do Saraca
A Cachoeira do Saraca é a cachoeira mais próxima ao centro do município de Braço do Trombudo, ela conta com uma queda de aguá de aproximadamente 5,00 metros de altura, e uma piscina natural em torno de 200m², por sua proximidade com o centro da cidade, juntamente com sua beleza, a cachoeira do Saraca possui grande movimento sendo um dos principais pontos de lazer da cidade.

Capela e Morro Santo Antônio
Capela Santo Antônio localizada na localidade de Serril a 14 Km do centro de Braço do Trombudo recebe todos os anos peregrinos de todo o Estado, do local ainda se tem uma vista privilegiada das cidades vizinhas, ponto de Turismo Religioso e de paisagem.

Figueira do Ribeirão Vitória
A Figueira do Ribeirão Vitória é a segunda maior arvore catalogada na cidade de Braço do Trombudo, contando com uma circunferência aproximada de 6,50 metros, e com uma área de cobertura de aproximadamente 2.200m².

Fonte Águas Sulfurosas
Esta fonte contem água sulfurosa, uma água com propriedades medicinais é sem duvida um dos patrimônios naturais mais importante do Município com potencial turístico enorme.

Praça Edegar Arnold
Praça multi uso no centro da cidade com palco para shows academia ao ar livre e espaços para lazer recebe eventos durante o ano todo.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.