Um destino atraente de múltiplas paisagens, agradável, encantador, tranquilo e de excelente qualidade de vida. O município de Campos Novos pertence à região turística Vale do Contestado, Estado de Santa Catarina.

Encontra-se estrategicamente localizado no Planalto Sul, entre os principais entroncamentos das rodovias: BR 282, BR 470, SC 455, SC 458.

A cultura da população local é diversificada devido a sua colonização: os portugueses e alemães exercem forte influência na arquitetura; os italianos deixaram como herança a religiosidade.

A gastronomia típica do município está atrelada aos tropeiros, conservando o arroz carreteiro, o charque, o revirado de feijão, o churrasco, o chimarrão e o camargo. A comida italiana também se destaca, como, as massas, a polenta o gosto pelas carnes de aves e saladas, além do acompanhamento de vinhos finos de altitude.

Campos Novos, o ¨Celeiro Catarinense¨, maior produtor de cereais do Estado de Santa Catarina, preserva suas tradições, e com o carisma e a hospitalidade do povo camponovense, aguarda a sua visita!

Conheça alguns dos atrativos de Campos Novos.

Igreja Matriz – Paróquia São João Batista
Localizada no centro da cidade, em frente a Praça Lauro Müller, seu interior é decorado com esculturas em madeira, belos vitrais e pinturas que envolvem os fiéis fazendo-os sentir parte daquele momento descrito através de desenhos.

Cruzeiro Invernada dos Negros
Cruzeiro que marca o início do antigo território da Fazenda Invernada dos Negros. Conhecido pelo nome de Postinho.

Parque Ambiental Ernesto Zortéa
Parque Ambiental e Ecológico Ernesto Zortéa é um local que oferece lazer, espaço para confraternizações e realizações de eventos, além de proporcionar às escolas municipais, ambientes para educação ambiental.

Parque Estadual Rio Canoas
Boa parte das riquezas naturais de Santa Catarina está abrigada nessa área, localizada em Campos Novos. Além de proteger a Floresta da Araucária, a área também serve de abrigo para o xaxim e animais como urubu-rei, pica-pau, gato-do-mato e alguns veados. A paisagem é formada por paredões rochosos e cânions onde nascem araucárias, samambaias e até cactus.

Usina Hidrelétrica de Campos Novos
A Usina Hidrelétrica localizada entre os municípios de Campos Novos e Celso Ramos – a 390 km de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O empreendimento gera incremento na economia regional, principalmente dos municípios de Campos Novos, Celso Ramos, Abdon Batista e Anita Garibaldi. Possui um reservatório com área inundada de 25,9 km2 e potência instalada de 880 MW. A barragem da UHE Campos Novos é a terceira mais alta do mundo – do tipo enrocamento com face de concreto – com 202m de altura, comprimento de crista de 592m e elevação da crista na cota 651m.

Termas Leonense
Campos Novos é privilegiada com fontes de águas termais sulfurosas que jorram a uma temperatura média de 33º C, no distrito de Barra do Leão, distante 50 Km do centro da cidade, em comunidade rural privilegiada, ainda com um cenário natural que favorece atividades ligadas à natureza. Possuindo infra-estrutura com camping, restaurante, piscinas cobertas com as águas termais, banheiros, vestiários, recebendo visitantes o ano inteiro e de todos os estados.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos Novos.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.