Tubarao

A cidade de Tubarão tem sua localização privilegiada. Próxima ao mar, à serra e às águas termais, é cortada pela rodovia BR-101 e pelo rio Tubarão de sul a leste, que em seu percurso vai desembocar na Lagoa Santo Antonio, em Laguna. É a segunda cidade em população do sul do Estado, sendo importante pólo comercial da região. Tem sua principal atividade econômica ligada ao comércio, à agricultura e à pecuária, com destaque também para empresas do setor de cerâmica. É a cidade sede da Unisul – importante universidade de Santa Catarina.

Conta com duas estâncias termais: da Guarda e do Rio do Pouso; bons hotéis e ainda, passeio turístico ferroviário com locomotiva a vapor (Maria Fumaça) e muitos eventos culturais e esportivos. Apresenta ótima infra-estrutura urbana, hoteleira e gastronômica.

Tubarão possui também diversos atrativos culturais, entre eles, o Centro Municipal de Cultura, o Museu Ferroviário e o museu Willy Zumblick, que abriga parte da obra do artista plástico tubaronense.

Conheça alguns de seus atrativos turísticos:

Passeio Turístico Ferroviário
Vagões antigos e locomotiva a vapor “Maria Fumaça”, com passeios turísticos a Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Criciúma e Urussanga. Saídas do Museu Ferroviário, com data marcada.

Centro Municipal de Cultura
Localizado na Praça Walter Zumblick, centro da cidade, o Centro Municipal de Cultura (CMC) abriga o Museu Willy Zumblick, fotos históricas de Tubarão e vários materiais de importância pública, além de sediar a Biblioteca Pública Olavo Bilac. O imponente edifício de modernas linhas arquitetônicas, foi inaugurado no ano de 2.000 e possui uma área de 1.820 metros quadrados. Nele funcionam uma Galeria de Exposições Temporárias, Sala de trabalhos Educativos, Ateliê de Pintura, Sala de vídeo e Projeções e Biblioteca Pública Municipal.

Museu Willy Zumblick
Um espaço de exposição permanente de parte do acervo do artista Tubaronense Willy Zumblick, composto por 72 (setenta e duas) telas, 8 (oito) esculturas, 115 (cento e quinze) homenagens recebidas entre troféus, medalhas, diplomas, certificados e placas, e alguns de seus primeiros instrumentos de trabalho.

Museu Walter Zumblick
Situado no Espaço Integrado de Artes – Unisul, possui em seu acervo artefatos encontrados na região em sítios arqueológicos das pertencentes às culturas Guarani, Xokleng, Caçador-coletor e Sambaquieira. O museu existe desde 1995 e expõe também exemplares de animais empalhados da fauna local.

Museu Ferroviário de Tubarão
É um dos poucos museus do gênero no Brasil e único em Santa Catarina. Preserva a memória da Estrada de Ferro Dona Thereza Christina, expondo exemplares de locomotivas a vapor e vagões vindos da Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos e da antiga Tchecoslováquia, no período de 1912 a 1956. O acervo conta ainda com utensílios, documentos, esculturas e fotos da história da ferrovia na região.

Casa da Cidade “Huberto Rohden”
Mais conhecido como Casa da Cidade, o palacete localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, centro da cidade, foi construído em 1897 para uso residencial da família do coronel João Cabral de Mello. Ao longo dos anos, abrigou a prefeitura e diversos outros órgãos públicos. Sua arquitetura em estilo neoclássico lembra os antigos casarios portugueses. Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome de “Casa Huberto Rohden”, em homenagem ao filósofo tubaronense.

Casario Histórico
Nas margens do Rio Tubarão, junto ao antigo porto, conta-se com a vista privilegiada das edificações históricas da cidade.

Memorial Anita Garibaldi
Construído em 1932, pelo governo italiano no local e que nasceu a “Heroína de Dois Mundos”. A placa em bronze de autoria do arquiteto italiano Itarin veio da Itália. A inscrição está envolta com o emblema do fascismo, sendo único no Estado a conter esta marca.

Catedral Diocesana Nossa Senhora da Piedade
Com linhas arquitetônicas modernas, tem ao seu lado a Torre da Gratidão, monumento erguido em homenagem aos esforços aplicados por todos que ajudaram a cidade após as cheias do rio Tubarão, em 1974. No local, está também o Mausoléu João Teixeira Nunes: doador das terras para a construção da paróquia.

Igreja Matriz São José Operário
Igreja Matriz São José OperárioLocalizada no bairro Oficinas, destaca-se pela influência de artistas tubaronenses em suas obras internas.

Centro Administrativo Municipal
Paço MunicipalAntiga Vila dos Engenheiros da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). São várias casas construídas na década de 40, que guardam as características construtivas da época. Área arborizada com plantas exóticas e algumas centenárias como a palmeira real e a figueira. Hoje é o Centro Administrativo da cidade abrigando o Paço Municipal.

Morro da Antena
Mirante natural com vista da cidade, das praias e da Serra Geral. O local também é usado para prática de esportes aéreos como parapente. De carro é possível chegar ao local que fica a 4 km do Centro, na comunidade de Congonhas.

Termas da Guarda
Situada na Margem Esquerda do rio Tubarão, a 12 km do centro da cidade, coloca à disposição dos visitantes um hotel que mantém as características de uma antiga casa de fazenda. A estância oferece balneários com banheiras individuais e piscina havendo ainda a opção de passeios a cavalo pelos campos que circundam o local.

Termal da Guarda
Na Margem Direita do rio Tubarão, está a fonte Termal da estância hidromineral da Guarda, distante 10 km do centro da cidade, com acesso pavimentado, margeando o rio, cenário de rara beleza.

No local, estão instalados três hotéis com excelentes acomodações e restaurantes de qualidade internacional. O grande atrativo é a sua água, utilizada com finalidade terapêutica. Nesta mesma área, é engarrafada a água mineral da Guarda que é distribuída na região.

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.