A “Capital do arroz” começa a despontar para o turismo, especialmente o rural, tendo como atrativos também cachoeiras e parques tradicionalistas. Agronômica foi colonizada por alemães e italianos, que chegaram nesta região do interior catarinense em 1909.

O solo fértil era o grande trunfo para para o desenvolvimento da agricultura. As primeiras famílias aproveitaram o local para criar gado. Encontraram condições tão boas para a atividade que batizaram o lugar como Pastagem. Em 1964, o distrito emancipou-se de Rio do Sul e recebeu o nome de sua verdadeira vocação, Agronômica.

Conheça alguns dos atrativos de Agronômica

Cachoeira do Salamargo
O salamargo é derivado de um mineral encontrado na richa e que possui propriedades medicinais. Em Agronômica existe uma gruta com Salamargo, ela esta localizada na Localidade de Salamrgo a 12 km da sede do Municipio. Neste local existe uma cachoeira de bela paisagem.

Casa do Papai Noel “Museu Coleção de Memórias”
O Museu Coleção de Memórias foi decorado para ser a Casa do Papai Noel, e estará recebendo juntamente com o Papai Noel, nossas crianças.

Propriedade Família Bork
A propriedade da família Bork situa-se em um recanto gostoso e sossegado. Agricultores familiares dedicam seu tempo entre a criação de gado de leite e produção diversificada de verduras e frutas, na sua grande maioria para o consumo da família. Dona Noêmia é uma doceira de mão cheia e divide suas tarefas de agricultora com o preparo de bolos, tortas, bombons, trufas e outras delícias. Esta meiga senhora e seu filho Felinto procuram fazer com que seus visitantes se sintam em casa. Vale à pena conferir!

O maior atrativo desta propriedade é a culinária! Dona Noêmia prepara um café colonial que já se tornou conhecido na região pela diversidade de quitutes, biscoitos, pães, bolos, tortas… Mas você quiser, também pode pedir para ela preparar aquele almoço da colônia com galinha caipira e aipim. Tudo que Dona Noêmia faz, deixa na boca um gostinho de quero mais!

A família disponibiliza um quarto na própria casa, com capacidade de acomodar um casal e uma criança. O ambiente simples e a companhia da família Bork vão certamente fazer você vivenciar uma experiência única! Ser acolhido no meio rural, na casa de agricultores e vivenciar o dia a dia destas pessoas, vão fazer você voltar para casa levando na lembrança uma lição de vida.

O que é produzido nesta propriedade como aipim, batata, milho, hortaliças, frango, porco e gado de leite é utilizado na alimentação da família e dos visitantes. Dona Noêmia também prepara geléias, doces e conservas. Os derivados do leite são utilizados na produção de bolos, biscoitos e outros quitutes que acabaram tornando-se a principal fonte de renda da família, já que Dona Noêmia produz tudo isso para venda, além de servir no café colonial.

Você pode levar para casa uma grande variedade de produtos como: biscoitos, pães, bolos, chocolates, geléias, doces, conservas, nata, queijinhos. É impossível partir sem alguma destas delícias na bagagem.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.