Crédito da foto: Daniela RinaldiPoucas cidades podem contar com uma riqueza histórica, cultural e econômica como a de Curitibanos. Nascida a partir de tropeiros que viram no local um ponto estratégico de ligação entre o Sul e o Sudeste brasileiros, foi palco para importantes movimentos sociais como o Contestado e a Revolução Farroupilha.

Formada pelas mais diversas etnias, o que lhe rendeu um povo hospitaleiro e receptivo. Frutos de diversos ciclos econômicos, desde o gado, passando pela madeira e pela agricultura, vê hoje retomada a principal vantagem competitiva: a localização estratégica como fonte de geração de riqueza. A condição ímpar de logística passa a ser primordial na estruturação das mais diversas atividades e para o futuro.

A cidade vive um momento especial, com investimentos de grande porte em plantas industriais e, em especial, na estruturação como polo educacional – esta é talvez a maior oportunidade de nossa história e também nosso maior desafio.

Sem deixar de lado outras atividades importantes como a agricultura, a madeira ou a indústria, que seguem em expansão, buscamos a consolidação da cidade como polo educacional. Queremos um perfil de desenvolvimento sustentável inédito, fomentando o setor de serviços.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Curitibanos:

Capão da Mortandade
Sítio natural de interesse histórico. O local está vinculado, historicamente, à Revolução Farroupilha. No local feriu-se uma das grandes batalhas do movimento separatista gaúcho, envolvendo forças rebeldes e tropas governistas.

Durante a luta foi feita prisioneira Anita Garibaldi, a “Heroína de dois mundos”, já definitivamente unida afetivamente ao guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, cuja espada estava a serviço do General Farroupilha Bento Gonçalves da Silva.

O título que dá nome à localidade refere ao grande número de vítimas havidas na rumorosa batalha. Localizado às margens da BR-470, sentido Campos Novos, na fazenda de propriedade do pecuarista Valdir Camargo.

É ponto de visitação de historiadores, pesquisadores, tradicionalistas e cultores do gauchismo. O ponto turístico é rústico e não se oferece nenhum tipo de serviço no local.

Igreja Matriz Imaculada Conceição
Bonita e aconchegante, a Igreja Matriz Imaculada Conceição é um dos prédios mais visitados de Curitibanos. Inaugurada em 1960, a construção tem arquitetura de influência portuguesa, com vitrais bizantinos e afrescos ao estilo renascentista.

Situada ao lado do Museu Antônio Granemann de Souza, prédio da antiga Intendência Municipal, e em frente à Praça da República. Os prédios marcam o berço do desenvolvimento da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitibanos.
Crédito da foto: Daniela Rinaldi

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.