Flor do Sertão, a terra do ipê que os colonizadores visualizaram entremeada em outras árvores e que se sobressaia pela beleza de suas flores e pelo colorido cor de ouro ainda é preservado nas moradias do interior e nas ruas da cidade dando um ar de que a natureza está comemorando o aniversário do município que não foi por acaso que sua aprovação ocorreu no período que os ipês estão floridos

Flor do Sertão, terra de encanto e religiosidade, a marca deste pequeno município, situado a 630 km de Florianópolis. O Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, recebe centenas de fiéis durante o ano todo. A Santa, Padroeira do Município, é celebrada em maio com a Romaria. Nossa Senhora dos Navegantes, realiza se procissão com a Santa de Barco pelo lago da PCH Flor do Sertão. Iniciando na Ponte do Rio Sargento no acesso a Romelãndia e indo até a comunidade de Linha Barra do Taraira, com benção dos barcos.

No mês de setembro, durante as comemorações do municipio, acontecem diversas festas, eventos esportivos e culturais – com destaque para a Festa da Galinha no Tacho.

Turismo eco-rural como nova alternativa de renda na agricultura familiar

Flor do Sertão vem ao decorrer dos anos apostando em suas potencialidades. Com a PCH – Pequena Central Hidrelétrica, o aumento do fluxo de visitantes e a formação de condomínios nas margens do lago para o lazer e esporte náutico, tem gerado idéias. Com a Organizadção da Comissão do Turismo Eco-rural “Caminhos de Flor do Sertão” se traçou as metas. Atualmente, os atrativos: hidrelétrica, o lago, agroindústrias de agricultura familiar, horto medicina, trilhas ecológicas, cachoeiras, santuário de Nossa Senhora do Caravagio, além do evento alusivo a Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, como a necessidade de investimentos de infra-estrutura e capacitação de pessoal estamos gradativamente aperfeiçoando e diversificando a oferta.

Conheça alguns dos atrativos de Flor do Sertão

Hidroelétrica
O Município possui em seu território uma PCH Pequena Central Hidroelétrica, construída no Rio das Antas. Seu lago hoje é outra opção de turismo para a região.

Com potencia de 16,5 MW suficientes para atender uma população de 40 mil pessoas, construída de barragem de concreto.

Em 2007 ocorreu a inauguração da obra e o inicio da geração de energia. Com a construção da PCH e a formação do lago, ocorre em Flor do Sertão grande número de visitações, apreciação da obra, das belezas naturais em volta do lago e esportes náuticos.

Turismo Religioso
O turismo religioso vem se destacando regionalmente com as festas de Caravágio e Navegantes. Festa em honra a Padroeira do município Nossa Senhora do Caravágio acontece no ultimo domingo do mês de maio, com um santuário muito visitado faz do evento um grande sucesso.

A procissão náutica em honra a Nossa Senhora dos Navegantes acontece no primeiro domingo de fevereiro. Com um grande numero de fiéis, vem a cada ano se consolidando mais, tornando se um grande evento na região. A partir do final do ano terá um santuário nas margens do lago.

Turismo Rural
Agroindústria Palinski, produz açúcar mascavo, melado, rapadura e guarapa. Possui espaço de lazer para almoços, cafés e jantares ao ar livre próximo a natureza, proporciona ao visitante bem estar.

Os visitantes podem participar do processo de fabricação dos produtos. Possui peças de antiguidades como: Engenho movido a tração animal, moinho de pedra com mais de 80 anos de trabalho entre ouros peças. Realiza passeio de carretinha rural por trilhas na propriedade levando até o lago da PCH, um momento de muita aventura.

Cidade do Ipê Amarelo

No mês de setembro data que o município comemora o seu aniversário de emancipação, os ipês amarelos, simbolo do município estão em uma bela floração, assim fazendo da cidade um verdadeiro cartão postal.

Cascatas
No município de Flor do Sertão existem inúmeras belezas naturais, principalmente as cascatas que chamam a atenção dos visitantes. Quase todas se encontram com trilhas e com facilidade de acesso, muitas próximo da cidade e do lago.

Fonte: Prefeitura Municipal de Flor do Sertão

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.