Suaves colinas com terras ocupadas pelo plantio de alho, feijão e pera levam ao município que abriga a mais autêntica colônia japonesa no Sul do país. O município, além da população cabocla, recebeu imigrantes italianos, poloneses e alemães que chegaram após a Segunda Guerra Mundial.

As famílias vindas do Japão se concentraram na comunidade de Celso Ramos, onde o clima é impregnado da tranqüilidade dos asiáticos. Voltada ao cultivo da terra e à manutenção de suas tradições, a localidade realiza duas grandes festas anuais, quando mostra aos visitantes seus costumes, arte e estilo de vida. O nome da cidade reverencia um religioso que apaziguou conflitos durante a Guerra do Contestado.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Frei Rogério:

Cachoeira Salto Correntes
A bela paisagem é um convite a viver em harmonia com a natureza, em uma ambiente de paz e tranqüilidade. Mais de 70 (setenta) metros de extensão e quedas que impressionam qualquer um fazem da cachoeira um forte atrativo turístico. As águas do rio Correntes são responsáveis pelo espetáculo que é a cachoeira. Apreciadores das belezas naturais não podem perder a oportunidade de conhecer essa maravilha que a mãe natureza criou. Suas quedas chegam a 10 metros de altura. Na parte superior da cachoeira forma-se um despraiado onde é possível a realização de lazer aquático e pesca. O acesso é um convite à aventura por caminhos sinuosos em uma trilha ecológica repleta de surpresas.

Parque Sakura Matsuri
Parque arborizado com diversas espécies de árvores oriundas do Japão, entre elas as castanheiras utilizadas para a produção de cogumelos e as principais, e em sua maioria as Cerejeiras. Durante todo o ano, o colorido das folhas é um espetáculo, mas a melhor época para visitar o parque é depois da passagem do inverno, quando acontece a floração das cerejeiras.

Trilha ecológica
Trilha em meio à mata nativa, uma aventura repleta de novidades, por caminhos preparados para o passeio, identificaçao de árvores, curiosidades e artesanato na propriedade com um saboroso café colonial no encerramento.

Culinária Japonesa
Muitos pensam no sushi e sashimi, porém vários japoneses consideram a comida do dia-a-dia o arroz branco e poucos pratos poderiam ser completos sem ele. Todo o resto servido durante a refeição, como peixe, carne, vegetais, é considerado um prato à parte. Uma vez que o Japão é uma ilha, o consumo de frutos do mar é considerado alto, mas como o município de Frei Rogério está localizado no planalto catarinense torna-se difícil encontrar esse alimento.

Os pratos mais famosos da culinária japonesa são o sushi e sashimi. Sushi é um arroz avinagrado coberto ou misturado com vários ingredientes frescos, geralmente peixe ou outro fruto do mar. Sashimi é uma comida contendo pedaços de alimento cru cortado e servido com um molho e outros acompanhamentos. O sashimi geralmente utiliza peixe, mas podem usar quase tudo, incluindo carne de frango. Textura é a palavra-chave da cozinha japonesa, tão importante quanto o gosto e a forma. Em uma refeição japonesa, mais do que prato, entrada e sobremesa, é preciso preencher as cinco sensações principais: gustativa, olfativa, visual, auditiva e tátil.

Os descendentes orientais que habitam o município de Frei Rogério mantém viva a culinária japonesa, dentre as várias comidas preparadas destacam-se: – Inarizushi: uma das variedades de sushi. Recheado com o arroz de sushi, deliciosamente temperado, é perfeito para ser levado em piquenique; – Makizushi: rolinhos de arroz com algas com recheios variados. Quando a alga está por fora chama-se makizushi e quando está por dentro chama-se uramaki. Em geral os recheios são tiras de pepino, atum, ovos cozidos, salmão, camarão, entre outros; – Ryugan: rodela de pão temperado recheado com ovo cozido, sabor apimentado; – Sakura Mochi: massa de arroz cozido com corante vermelho entornado com folha salgada da cerejeira; – Moti tsuki: bolinho de arroz (moti) é socado no pilão de madeira e depois é distribuído para os presentes na festa Sakura Matsuri. Várias pessoas se revezam no trabalho de socagem do moti, que simboliza o esforço humano para se ter boa sorte no ano que está chegando; – Gings khan: tiras de carne bovina ou de ovinos assada sobre um fogareiro à brasa;

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.