A criação do município de São Miguel do Oeste foi resultado do envolvimento de todos os habitantes da Vila Oeste, dos líderes comunitários e dos homens públicos que estenderam a mão, empenhando-se na busca de soluções. A reivindicação e a conquista da emancipação político-administrativa não foi um capricho de líderes da época. Era necessidade imperiosa, questão de sobrevivência. A região recebia, diariamente, caravanas de colonos procedentes do Rio Grande do Sul, mas não oferecia as mínimas condições para uma vida confortável. Faltava tudo. Estradas, escolas, médicos, remédios, comida.

Assim foi em 1952, quando o deputado estadual Lenoir Vargas Ferreira, por solicitação de São Miguel do Oeste, propôs emenda à Constituição Catarinense possibilitando que municípios que distassem até 90 km da fronteira poderiam se emancipar, independente do número de moradores do distrito e sem necessidade de comprovação de renda. Com a aprovação, em 1953, modificou-se a concepção dos municípios originais. Era a porta que se abria para o desmembramento territorial de Chapecó. A mesma oportunidade acabava também se estendendo aos demais municípios.

O interesse da população de São Miguel do Oeste pela política pôde ser percebido na eleição de 1950, quando Leopoldo Olavo Erig elegeu-se vereador com expressiva votação que se refletiu na vitória de José de Miranda Ramos, eleito prefeito de Chapecó. Ramos, retribuiu, convidando Leopoldo Olavo Erig para ser seu líder na Câmara.

Depois de mais de uma década de muito trabalho e inúmeros problemas, a população de São Miguel do Oeste comemorava a conquista da emancipação ao final do ano de 1953. A Lei N° 133, da Assembléia Legislativa, traduzia-se como o fato político mais importante dos últimos 13 anos: a emancipação político-administrativa de São Miguel do Oeste.

Conheça alguns dos atrativos de São Miguel do Oeste:

Centro de Aventuras da Trilha
Tirolesa, arvorismo, rapel, parede de escalada, muro de travessia e trilha em meio à mata são algumas das atrações desse complexo de lazer, instalado em área verde de 30 mil m2. De segunda a sábado, das 8h às 18h. Rua Santos Dumont, esquina Almirante Barroso, 740, Centro (próximo do aeroporto, a 200 m da BR-386).

Arvorismo
Centro de Aventuras da Trilha
Tirolesa, arvorismo, rapel, parede de escalada, muro de travessia e trilha em meio à mata são algumas das atrações desse complexo de lazer, instalado em área verde de 30 mil m2. De segunda a sábado, das 8h às 18h. Rua Santos Dumont, esquina Almirante Barroso, 740, Centro (próximo do aeroporto, a 200 m da BR-386).

Pesca
Camping Aconchego
Tem trilhas ecológicas, piscinas, pesque-pague, pedalinhos, campo de futebol suíço, quadra de vôlei, mastro de espirobol, playground, churrasqueiras, salão de festas, cabanas e área para camping. Diariamente, a partir das 8h. Linha Tupancy, a 350 m da BR-163, acesso a Barra Bonita.

Camping Palu
Possui pesque-pague e realiza atividades esportivas e de lazer. Oferece área para camping. Lajeado Direito (a 10 km do Centro).

Fazenda Vô Priori
Pesca, cavalgadas e outras atividades de aventura. Oferece área para camping. Diariamente, das 8h às 20h.

Cavalgadas
Fazenda Vô Priori
Pesca, cavalgadas e outras atividades de aventura. Oferece área para camping. Diariamente, das 8h às 20h. Rua Amazonas, s/n, São Gotardo.

EVENTOS – Festas Típicas

Feira da Melancia
Acontece paralelamente à Feira do Terneiro, à Feira da Uva e ao Festival da Canção. Em janeiro, no Parque de Exposições Rineu Granzotto. Rodovia SC-386, Km 3.

Aniversário do município
A festa inclui atrações artísticas e esportivas. Dia 15 de fevereiro.

Rodeio Crioulo
Comemoração tipicamente gaúcha, realizada em janeiro, no Parque de Exposições Rineu Granzotto. Rodovia SC-386, Km 3.

Festival Municipal de Teatro
Em outubro, no auditório do Colégio São José.

Expo São Miguel
Mostra de produtos agropecuários e industriais. Acontece a cada dois anos.
Parque de Exposições Rineu Granzotto. Rodovia SC-386, Km 3.

Carnaval de Rua
Há concursos de blocos e desfiles na Rua Duque de Caxias, no Centro.

TURISMO RELIGIOSO
Encante-se com a igreja e as grutas religiosas de São Miguel do Oeste.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.