A prefeitura municipal, comunidade e empresários de Urubici já estão trabalhando na organização e divulgação da Festa Nacional das Hortaliças, XII Fenahort, que será realizada de 21 a 23 de março. No evento, haverá exposição e feira de hortaliças, rodeio crioulo, concurso de gado leiteiro e apresentações culturais, além de shows e gastronomia local.

Nesta quarta-feira, 22 de janeiro, uma comitiva de Urubici liderada pelo prefeito Fidelis Schappo esteve reunida com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowski e com a diretora de Políticas Integradas do Lazer, Elisa Wypes de Liz, para tratar da organização do evento. Durante o encontro, Walendowsky destacou que a Festa das Hortaliças é um exemplo de como se pretende trabalhar o turismo rural no estado. ?É uma forma de revigorar o setor produtivo de Urubici, mostrando aos visitantes a produção local de alimentos e artesanato. Com isso, se valoriza a cidade e se resgata a autoestima dos habitantes?, afirmou.

O secretário Valdir Walendowsky explicou ainda que a organização da Fenahort está alinhada com as políticas de desenvolvimento turístico de Uribici e de outros municípios da Serra Catarinense. ?Temos o SC Rural que promove oportunidades às famílias que vivem no campo. Além disso, foi elaborado o Planejamento-Ação do Turismo Sustentável de Urubici que pretende organizar o setor turístico e nortear as ações pelos próximos 10 anos. O Plats foi elaborado pela Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e prevê uma série de obras físicas e trabalhos de conscientização e capacitação da população?, destacou.

O prefeito de Urubici, Fidelis Schappo acredita que Festa das Hortaliças será uma grande oportunidade para divulgar as belezas e as atrações da cidade. ?O município tem 11 mil habitantes, com 20 pequenas agroindústrias. Todo trabalho desenvolvido pelas famílias será mostrado durante o evento. É uma grande oportunidade de mostrar o que Urubici tem de melhor?, afirmou.

Visite Urubici e o Morro da Igreja em: http://www.morrodaigreja.com.br

Fonte: Santur.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.