sao joaquim

A pacata São Joaquim, é conhecida pela maçã e pelo frio. O cultivo da fruta é a principal atividade econômica da cidade – ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores.

Além da maçã, São Joaquim é famosa em todo o país como a cidade mais fria do Brasil. Basta a previsão do tempo indicar possibilidade de neve, prenunciada pelo vento Sul, para que visitantes de todos os cantos comecem a chegar. É quando a neve cai pra valer, adultos se juntam às crianças nas brincadeiras até então conhecidas apenas pelos filmes e documentários de TV, como a guerra de bolas e a construção de bonecos de neve gorduchos.

No chamado outono climático entre março e o início de maio, a temperatura raramente passa de 24 graus e pode chegar a 2 graus abaixo de zero. É quando ocorre, também, a famosa Festa Nacional da Maçã. Em maio, ainda que não oficialmente, chega o inverno. No período que se estende até outubro, as mínimas giram em torno de 3 e 8 graus e as máximas entre 11 e 16 graus, raramente ultrapassando 21 graus.

No entanto, não é apenas no frio intenso que a cidade se revela um bom destino turístico. Se no começo do ano há a colheita de maçã e pode-se provar do mel serrano, cuja qualidade e pureza foram reconhecidas em encontros internacionais de apicultores, visitá-la a partir do final de setembro é deparar com belíssima florada das macieiras e das cerejeiras, árvore também comum na região, que enche o ar com um perfume suavemente adocicado.

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.