AURORA, SANTA CATARINA, BRASIL

Aurora foi fundada por Otto Wehmuth, em 1910. Wehmuth veio de Apiúna, com a família e estabelecendo-se na margem direita do Rio Itajaí do Sul, próximo a confluência com o Ribeirão Aurora, no local onde hoje se acha instalada a Prefeitura Municipal.

Acompanharam o senhor Otto Wehmuth, o senhor Carlos e Henrique Kruger, que auxiliaram na construção da sua residência.

Otto Wehmuth, depois de construída a sua casa, morreu de desastre. A viúva veio, entretanto, residir na casa com cinco filhos, Paula, Willi, Fides, Elza, e Ervino. Instalaram-se depois nas mesmas localidades as famílias, Strey, Schoeninger, Gunther e Kruger e outras todas descendentes de alemães. Seu nome primitivo era Lautembarch que foi mudado para AURORA em 1943; AURORA foi desmembrado do município de Rio do Sul.



Em 22 de janeiro de 1961, o povoado passou a ser Distrito. Em 8 de abril de 1964, pela lei nº 958, foi criado o Município de AURORA.

ATRATIVOS:

Morada do Sol Rústico – Uma família que cultiva as tradições da cultura alemã, com belo jardim e horta domestica. A oficina de artesanato em madeira reaproveitável, com lindas peças exclusivas dão o charme e encanto à propriedade.

Moinho Sand Bach – O agricultor Sezefredo Laue e sua companheira Cecília Will, abrem as portas de sua casa para compartilhar com você história e cultura. Sr. Laue é descendente de franceses e alemães, e guarda consigo objetos, livros de mais de 200 anos e muitas histórias dos seus antepassados. Além destes objetos que a família mostra com muito orgulho, a propriedade tem em funcionamento um moinho de farinha movido a roda d’água e um alambique artesanal para produção de melado e cachaça. O ambiente é muito agradável, os jardins são bem cuidados, há uma variedade de árvores frutíferas e animais.

Engenho Velho Pai – A principal produção da propriedade é a cana de açúcar, que transformam artesanalmente em melado, açúcar e cachaça. Além da produção artesanal, é possível conhecer a represa localizada no rio que corta a propriedade, e que antigamente era usada para mover o engenho da família. Parar para degustar a cachaça de cana ou a de mel (uma novidade) é uma boa pedida para quem está passeando pela região.

Pesque-pague Freiberger – Aldo e Luzia Freiberger trabalham com pesque-pague desde 1990. Aidéia surgiu em função do amor do Sr. Aldo pela pesca. Começaram abrindo a propriedade na semana santa, mas a atividade envolveu a família de tal forma que, acabaram aumentando a estrutura para uma área de alimentação. Atualmente a propriedade tem quatro (4) lagoas para pesca, restaurante, campo de futebol, pousada e trilhas. Vale a pena conhecer!

Sítio das Primaveras – A principal atividade da propriedade é a produção de mudas de plantas ornamentais, em especial as primaveras. Os visitantes podem conhecer o sistema de cultivo e manejo das mudas e também levar para casa lindas plantas e flores.

Kruger Haus – Uma propriedade de cultura alemã transformada por Sieglinde e sua mãe Cristina, em um ambiente de tranquilidade, onde você pode ouvir o cantar dos pássaros e o correr das águas no riacho, cercado por muito verde. Sieglinde é uma pessoa extremamente alegre e apaixonada por este lugar, onde a harmonia reina entre os animais domésticos e o ambiente saudável.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.