Campo Alegre é uma pequena e charmosa cidade localizada em meio às campinas e vales no norte de Santa Catarina, ligando o litoral ao clima serrano, ao longo da formosa e histórica Estrada Imperial Dona Francisca.

A vida no campo em meio a uma beleza natural e exuberante encanta os turistas com o aconchego dos seus antigos casarões, produtos coloniais, artesanato e uma deliciosa comida caseira em fogão à lenha. Esse verdadeiro Paraíso da Serra também é o destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura.

Campo Alegre surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e diversos atrativos de tirar o fôlego.

Campo Alegre tem sua economia baseada na agropecuária, principalmente com rebanhos bovinos, ovinos e eqüinos; na agricultura com o cultivo da batata salsa, milho, fumo e feijão, e tendo como extrativismo erva-mate, o carvão e o caulim; na área industrial predominam as indústrias moveleiras, que correspondem a 25% da economia campoalegrense.

Conheça alguns dos atratívos turísticos de Campo Alegre:

Cascata Paraíso
Cachoeira localizada bem no centro da cidade, a alguns metros da Prefeitura Municipal. Suas duas quedas juntas somam mais de 60 metros de altura, e nos seus paredões rochosos é possível praticar rapel e escalada. O local é propício para banho e para contemplação da paisagem. Próximo ao topo da cachoeira há um mirante natural, de onde se pode avistar toda a cidade e as montanhas da Serra Dona Francisca. Antigamente, a força das águas da cascata gerava energia elétrica para impulsionar as máquinas de uma importante fábrica de amido e fécula de batata, de propriedade da Cia. Lorenz.

Campos do Quiriri

O conjunto de montanhas que compreende o Quiriri possui cerca de 30 cumes, cuja altura varia entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades do norte do estado, como Joinville e as montanhas da Serra Dona Francisca, Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul e a Baía da Babitonga, sempre em dias de tempo bom.

Estrada Imperial Dona Francisca
O surgimento de Campo Alegre relaciona-se com a colonização das terras da Princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Quando ela se casou com o Príncipe de Joinville, recebeu a área como dote. Em 1858, por solicitação da Cia. Colonizadora, o governo imperial aprovou a construção da estrada que ligaria Joinville – São Miguel – Tijucas do Sul – Curitiba. A Estrada Dona Francisca, segunda via carroçável do Brasil, tornou-se uma importante rota comercial. Ao chegarem ao topo da serra, os construtores da estrada, felizes por terem vencido o percurso mais íngreme, exclamaram: “Froeliches feld!”, que significa “Campo Alegre”. O nome da Cidade é, portanto, uma alusão às belas paisagens naturais, especialmente seus campos cobertos de araucárias.

Festa Estadual da Ovelha
A maior festa do Paraíso da Serra acontece anualmente, em março, próximo ao dia 18, data de comemoração do aniversário de Campo Alegre. Cerca de 90 mil pessoas circulam por aqui durante os três dias de festa.

Museu Bento Sylvio Munhoz
Conta a história de campo Alegre através de objetos religiosos, antigas máquinas de escrever e de calcular, instrumentos musicais, fotografias, entre outras peças.

Salto do Engenho

O salto é uma queda d’água com apenas 7 metros de altura, porém com grande volume de água. Como a cachoeira cruza a rua, do outro lado as águas são mais calmas e rasas, sendo possível tomar um refrescante banho e até pescar.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.