Com a distribuição de sesmaria por todo o vale do Rio Tijucas, no final do século XVIII e inicio do século XIX, a preocupação do governo em desbravar e colonizar as terras até então inabitadas, gerou grande fluxo de aventureiras na Região, subindo e descendo rio.

A proliferação de portugueses no litoral catarinense atingiu Canelinha e Moura. Somente em 1875 é que alguns italianos se estabeleceram no centro do moura.

Origem do nome: Segundo a tradição falada, existiu uma árvore caída no Rio Tijucas, que dificultava a passagem das embarcações que subiam e desciam o rio.

A senha, tantas vezes pronunciada por esses navegadores, tornou-se o marco do lugarejo: “CUIDADO COM A CANELINHA”.

A nossa região, rica em solos úmidos, e propícia às arvores da família da Canela. E a canelinha é excelente madeira para assoalho e forro.

Criação e Instalação do Município: O povoado de Canelinha pertencia ao município de Tijucas. Passou a distrito em 26 de janeiro de 1934 e a município em 03/12/1962 pela LEI 855.

A instalação do município ocorre em 23-12-1962, tendo como Prefeito o Sr. Bertoldo Manoel Cirilo.

Conheça alguns dos atrativos de Canelinha:

Morro do Rolador

Considerado uma das melhores rampas para a prática de vôo livre, o Morro da “Pipa” como é popularmente conhecido, sedia eventos deste esporte que vem se popularizando no Brasil e no mundo.

Motódromo Arthur Jachovicz
Referência hoje no país, em termos de motociclismo, Canelinha sedia etapas dos Campeonatos Catarinense e Brasileiro de motocross, com récordes de público (cerca de 35 mil pessoas). O Motódromo é o único do circuito brasileiro a dispor de uma estrutura completa de Camping.

CTG Fazenda Silva Neto – Moura
Com uma infra estrutura completa para atender a grande público, tais como, salão de festas, canchas, pesque-pague, entre outros, o CTG Fazenda Silva Neto sedia rodeio Nacional todos os anos no mês de setembro, trazendo à Canelinha mais de 30 mil pessoas.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.