Conhecida como cidade Coração do Vale, Gaspar atrai visitantes de todos os lugares do mundo pelo seu potencial turístico.

Há diversos parques aquáticos com piscinas e tobogãs para todas as idades; propriedades rurais que oferecem produtos coloniais da região; e a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de estilo gótico e 106 degraus de pedra, proporcionando uma excelente visão panorâmica do rio Itajaí-Açu e da cidade.

Gaspar ainda oferece condições para a prática de cavalgadas, motocross, parapente, aeromodelismo e jeepcross.

O município detém uma das melhores rampas da região para decolagem de parapente, no Morro da Cruz;

Um dos melhores hotéis-fazenda do Brasil,

Cervejaria artesanal,

Vários pesque-pagues, inclusive o de truta,

Tradicionais festas Italiana, a de São Pedro e o Rodeio Crioulo;

Festival de Inverno;

Festa de Emancipação;

Campeonato Catarinense de Parapente e o Festival Brasileiro de Aeromodelismo;

Gaspar Natal em Festa.

Conheça alguns dos principais atrativos de Gaspar:

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo
Igreja Matriz São Pedro Apóstolo Paróquia inaugurada no século XIX, mais precisamente no ano de 1887, através da iniciativa de um padre da época chamado Gattone, o templo foi construído como sendo segunda propriedade do Governo, feita com uma estrutura de madeira, com paredes de barro e coberta de tabuinha, no qual destacava-se apenas uma torre principal com sino, caracterizada como monumento de estilo neogótico.

Morro do Parapente
Morro do Parapente Conhecido também como Morro Cruz ou Morro Pelado, o morro oferece uma magnífica vista da cidade, do Rio Itajaí Açu, e até do litoral. Com 290m de altura, foi considerada a melhor rampa para voos livres com ventos terrais de todo o Estado. Anualmente é realizado eventos de voos parapente, sempre no mês de maio, que reúne as maiores feras deste esporte. Informações: CPV – Clube de Parapente do Vale.

Rota Rural Vila D´Itália
O Roteiro Vila d’Itália abrange a localidade de Gasparinho, de colonização italiana, apresentando aos visitantes hotel-fazenda, grupo folclórico, pesque-pagues, propriedades rurais (agroturismo) e restaurante a base de trutas. A Vila d’Itália está localizada na parte mais alta da cidade, possui casas coloridas e muito verde preservado, proporcionando a prática de vôos duplos de parapente, além da prática do rapel nas diversas cachoeiras. Neste roteiro também é possível a pesca de truta, peixe de águas geladas com destaque na cozinha internacional. A beleza exuberante da região ainda estimula a prática de cavalgadas, cicloturismo, trilhas ecológicas, vôo livre de parapente ou asa delta que podem ser praticados no Morro Pelado.

Parque Aquático Cascanéia
O Parque Aquático Cascanéia é o maior parque aquático de Santa Catarina, com mais de 100.000m² em meio a uma exuberante área verde. A estrutura do parque dispõe de atrações para todas as idades, desde toboáguas de até 250m que podem chegar a uma velocidade de 70 km/h até atrações mais moderadas, direcionadas ao público infantil, como o complexo temático da Piscina dos Piratas. Além das atrações aquáticas o complexo dispõem de campo de futebol, salão de jogos, balanço gigante com 40 metros de altura, trilhas para caminhada e a cachoeira.

Clube de Modelismo Asas do Vale
Aeromodelismo, héliomodelismo, automodelismo (em pistas asfaltadas e de terra) e nautimodelismo (no lago). Todos os anos o Clube organiza o FESBRAER – Festival Brasileiro de Aeromodelismo, que conta com apresentações dos melhores aeromodelistas do Brasil e de nível internacional. Hoje o FESBRAER é o terceiro maior festival de modelismo do mundo e o primeiro da América do Sul, sendo superado apenas para um evento realizado no Japão e outro nos Estados Unidos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Gaspar.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.