Caminhos do Alto Vale, encanta por suas belezas naturais e pela cultura do seu povo. E para você aproveitar cada pedacinho desse paraíso que com seus recursos naturais potencializam a pratica do ecoturismo e aos esportes de aventura. Seus vales formam inúmeros cânions e corredeiras em seus rios, que propiciam a prática do rafting, rapel, canoagem e boia-cross em suas águas e desníveis fluviais. A vocação para o agroturismo é visível quando se degusta um autêntico café colonial ou almoço caseiro à base de produtos da terra, nas propriedades rurais que guardam riquezas culturais deixadas pelos imigrantes.



Terra de indígenas das tribos Xokleng, Guarani e Kaingang, José Boiteux começou a ser habitada em 1920 por alemães vindos de áreas vizinhas do Vale do Itajaí. Os índios foram acomodados em reservas, que hoje atraem visitantes até a cidade. Na década de 1970, ergueu-se a maior barragem da região, com capacidade para mais de 300 milhões de m³ de água. A obra custou US$ 55 milhões e ocupa 856 hectares de terras com solo fértil pertencentes aos índios. A cidade é basicamente agrícola, sendo o fumo o produto que movimenta a economia local. A colheita de 3.000 toneladas por ano de fumo em folha, para exportação, emprega a maioria da população da cidade.

Conheça alguns dos atrativos de José Boiteux:

Camping das Cachoeiras
Tem amplo espaço para acampamento, estacionamento, lanchonete com porções de especiarias como batata doce, batata frita, peixe entre outros.

Trilha Da Sapopema
Trilha em meio a mata com guias contando a história da mata e do povo indígena, com visitação da árvore sapopema, que era usada para comunicação entre os indígenas na mata. Trilha conta com cerca de 2 quilômetros de extensão. No local é oferecido também a degustação de comida típica.

Trilha Basílio Priprá
A Trilha Xokleng Basílio Priprá fica na Aldeia Palmeira e conta a história do povo xokleng, passando pelo prédio histórico do Dr. Eduardo, “pacificador”, responsável pelo primeiro contato com o povo laklãnõ/xokleng no século passado.

Barragem Norte
É o cartão postal da cidade e também a responsável pela contenção das cheias que eventualmente atingem Blumenau e cidades vizinhas. A capacidade de redução do nível das águas chega a 3 m, graças a esta estrutura instalada em meio à natureza.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.