Luzerna fica na região histórica do Contestado, tendo origem antes da região passar a fazer parte de Santa Catarina. Em 1917, o povoado faz parte do recém-fundado município de Cruzeiro – a atual Joaçaba. Em 1948 se torna um distrito de Joaçaba e finalmente se emancipa em 29 de dezembro de 1995.

No município de Luzerna ocorrem mais de 130 espécies de aves. No rio Estreito, localizado neste município, foram registradas 32 espécies de peixes, incluindo Astyanax saguazu, uma espécie de lambari que era conhecida apenas na Argentina, e outra espécie do gênero Astyanax ainda não foi descrita pela ciência. Há também no município o registro de 33 espécies de orquídeas e bromélias.



O Museu Frei Miguel, instalado no Centro de Eventos São João Batista, tem um acervo de mais de 300 peças, entre insetos e grandes animais empalhados, ossos, cobras conservadas em formol, madeiras e pedras. Todo esse material foi coletado nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, locais em que viveu o religioso que dá nome ao museu. O acervo foi montado para estudo dos alunos do seminário e hoje é mantido pela Prefeitura.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Luzerna:

Paróquia São João Batista de Luzerna
Paróquia São João Batista de Luzerna busca o fortalecimento da comunidade através da Evangelização fortalecendo a fé a perseverança na Unificação familiar para um melhor convívio social entre as pessoas.

Cachoeira Linha Dois Irmãos

Centro de Eventos São João Batista

Museu Frei Miguel
O Museu Frei Miguel faz parte do patrimônio da Prefeitura Municipal de Luzerna e localiza-se nas dependências do Centro de Eventos São João Batista. O Museu Frei Miguel estará aberto à visitação do público durante toda a semana e também aos fins de semana, sendo necessário agendar horário com o responsável;

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é uma área de turismo religioso e ambiental, não sendo cobrado valor para sua visitação.
No caminho da gruta deve-se ter cuidado com a preservação, não danificar a vegetação, sendo proibido coletar mudas ou retirar terra e jogar lixo.

Biblioteca Pública Bom Retiro
A Biblioteca Pública Bom Retiro Atende a comunidade em geral e aos alunos de 5ª a 8ª série/6º ao ano 9º ano da Escola Municipal São Francisco, além de desenvolver Projetos de Leitura com atendimento a entidades.

Bosque
O Bosque pode ser utilizado livremente pela comunidade sem qualquer pagamento, recomendando-se cuidado com a natureza e no uso das churrasqueiras, evitando assim acidentes ambientais.

Parquinho Infantil
Os parquinhos infantis são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Mais do que um passatempo divertido, o parquinho também ajuda na coordenação motora, na socialização da criança e na percepção do mundo que tem à sua volta

Agroflor Viveiro
Agroflor Viveiro de mudas e orquidário sempre com lindas plantas e orquídeas, as mais belas e variadas.

Trapiche
O Trapiche é um ambiente para os amantes da natureza, localizado na Rua da Represa com uma área de 9.557.697ms² cercado de muito verde e com uma bela vista para o Rio do Peixe.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.