ItapoáItapoá é um Município que encanta a todos com seus 32km de belas praias e outros atrativos naturais, como cachoeiras, Mata Atlântica e as águas mais quentes do Sul Brasil.

A bela, conta com várias praias, com características diferentes para agradar a todos, desde os que gostam de agitação até os mais reservados.

Na divisa com o Paraná, entre os rios Sai Mirim e Saí-guaçu, existe um paraíso quase intocado onde se encontra a pequena ilha Saí-guaçu, além de mangues repletos de animais e aves da região. A praia é de mar aberto, com uma larga faixa de areia e águas claras.

A praia da Barra do Saí, com suas águas agitadas, é própria para quem gosta de surf e foi escolhida pelos pescadores para a pesca de arremesso.

Já em Itapema do Norte, estão localizadas as três pedras, são rochas a beira mar que formam um belo cenário. Lá também fica a Ilha de Itapeva e o centro comercial, onde se concentram bares e lanchonetes.

O centro do Município é Itapoá, lugar calmo de mar aberto onde fica a Pedra que da nome a cidade (nome de origem indígena ITA significa pedra e POÁ ponta). A 300 metros da praia ela segue os encantos da maré, quando alta fica submersa e quando baixa fica à vista.

Mais a frente esta a Praia do Pontal da Figueira, de mar tranquilo, é banhada pelo canal, no qual passam os navios dos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, além de possuir uma vista deslumbrante da Baia da Babitonga.

Mas não são só as praias, de beleza incontestável, que fazem de Itapoá um local tão agradável.

Há também dois povoados voltados à agricultura, Jaguaruna e Saí-Mirim, locais de muita beleza, com seus morros e campos; existe, ainda, a Reserva Volta Velha, com 1.000 hectares de Mata Atlântica e os sambaquis, vestígios pré-históricos dos primeiros habitantes do litoral, os índios Carijós, estes são formados por camadas de conchas, restos de peixes e ossos de aves e mamíferos.

Itapoá ainda é de sede de um porto inovador que segue tendências modernas. A escolha deve-se ao seu calado natural de 16 metros, característica que possibilita ao Porto receber adequadamente navios de grande porte. O Porto Itapoá, que começou a operar no segundo semestre de 2009, com capacidade inicial para movimentar cerca de 300 mil contêineres/ano, foi concebido para ser referência de produtividade e segurança entre os portos brasileiros. Atualmente, o Porto está em fase de ampliação, assim como a cidade, que ainda jovem, luta por desenvolvimento e infraestrutura.

Informações sobre Itapoá no website da cidade em:http://www.itapoa.com.br

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.