Barra Velha, Santa CatarinaBarra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infraestrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis.

São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central. Essa última possui melhor infraestrutura. Do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. A Praia do Grant foi antigo refúgio de piratas e a da Península é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso. Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca.

Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX. A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias. Lá, com suas águas calmas, os pescadores podiam caçar as baleias em segurança e assim, abastecerem de óleo Rio de Janeiro, que era a capital do Império da época.

Mas a colonização de Barra Velha se deve ao corajoso pescador português Joaquim Alves da Silva, que com a grande quantidade de óleo enviado por ele à capital, comoveu D. Pedro I, que resolveu doar-lhe um pedaço de terra hoje conhecida como Barra Velha.

O balneário foi desmembrado de Araquari em 1956.

Os principais atrativos de Barra Velha são:

Barra Velha, Santa CatarinaBoca da Barra:
Distante a aproximadamente 6 km do Centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú. Pode-se acompanhar o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas existentes.

Comida típica e artesanato.
Pirão e frutos do mar são encontrados em diversos restaurantes que o município oferece.

Associação Barravelhense de Artistas Plásticos e Artesãos (ASBART) e a Associação Cultural Comunitária de Itajuba (ACCI) localizada no Bairro de Itajuba vendem artesanatos açoriano confeccionado com conchas marinhas.

Barra Velha, Santa CatarinaCostão das Pedras Brancas e Negras
Encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras, paralelos formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso advém de sua antiguidade.

Separa a Praia do Sol da Praia da Barrinha e tem como característica principal a divisão de cores. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade.

Cruzeiro e Costão dos Náufragos
Diante de beleza ímpar do Costão, ergue-se bem no meio da praça o Cruzeiro dos Náufragos.

Esta cruz, marca um fato histórico muito importante para Barra Velha. Trata-se de um naufrágio envolvendo alguns combatentes que regressavam da Guerra do Paraguai em 1865.

O local onde se localiza o Cruzeiro, muito frequentado pelos amantes da pesca, além de ser um lugar histórico, a beleza do quebrar das ondas em seu rochedo é algo digno de ser visto.

Estátua da Índia Mani
É uma homenagem aos índios Guaranis.

Estátua de Iemanjá e monumento da sereia Janaína
Estão localizadas no Costão dos Náufragos e foram inauguradas em 1993, os pescadores a tem como uma proteção divina, é uma homenagem à mitologia africana e aos homens do mar. A Sereia Janaína é uma homenagem a filha de Iemanjá.

Estátua do Pescador
Estátua em homenagem aos Pescadores – Símbolo dos bravos homens do mar. Localizada na Praia do Grant, em Itajuba.

No dia 29 de junho, comemora-se o dia do pescador, sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem, quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender de peixes.

Para os religiosos dia 29 de junho é o dia de São Pedro, o apóstolo pescador e que também é Padroeiro dos Pescadores e foi nessa data no ano de 2013 que foi recolocada a 3ª réplica da Estátua dos Pescadores.

Lagoa de Barra Velha
A Lagoa de Barra Velha, paralela ao mar, com 6km de extensão, forma uma península de 200m de largura, ótima para a prática de esportes náuticos.

Ao final da Lagoa, pode-se avistar a Barra da Lagoa, encontro das águas do rio Itapocu, da lagoa e do mar, possui dunas de areias e é um local de exuberante natureza e ideal para pesca.

Morro do Cristo
Localizado no centro da cidade, possui 40 metros de altura e possui em seu topo uma réplica do Cristo Redentor. Do alto pode-se avistar parte da cidade, a Lagoa e a maioria das praias.

Ponte Pênsil
Está situada a 4 km do Centro é um grande atrativo da cidade, segue o estilo da consagrada “Hercílio Luz”. A ponte oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da Península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra Velha.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.