Bela Vista do ToldoO local onde hoje fica a cidade de Bela Vista do Toldo era um sertão, com muita araucária, erva mate, riquezas naturais e animais selvagens, habitado somente por Índios. Esses indígenas foram levados para Tocantins em 1886, por Augusto Kuchler que veio da Alemanha e foi contratado pelo Governo para amansar os índios da região. Mesmo assim, outros indígenas acabavam sempre estando no local, em busca da caça e da pesca e atrás dos pinheirais na época do pinhão.

Antes da Guerra do Contestado, iniciada em 1912, a região DE Bela Vista do Toldo era passagem de tropeiros que transportavam gado, couro e charque do Rio Grande do Sul para São Paulo e Minas Gerais. Ali eles paravam para descansar e, por volta de 1880, foram surgindo pequenos povoados pela região, que hoje formam as comunidades do município.

Com um patrimônio natural formado por cachoeiras e grutas ainda inexploradas, a cidade vive da agricultura e tem como principal produto o fumo. Colonizada por alemães, poloneses, italianos e ucranianos, os maiores eventos da cidade são realizados pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). Uma festa bastante concorrida é a da Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em agosto.

Alguns de seus atrativos:

Cachoeira dos Borges Casa do Artesanato Gruta Parque Aquático

Cachoeira Serra dos Borges
Localizada à 27 km do Centro belavistense ao Norte em propriedade particular da Empresa Mili.

A cachoeira possui 2 quedas d`água totalizando 13 metros de altura.No local possui um quiosque com sanitários, mesas e água. O local é bastante frequentado por trilheiros.

Casa do Artesanato
Oferece ao visitante uma diversidade de peças entalhadas na madeira.

Parque Aquático Olho D´Água
O parque oferece ao visitante espaço para camping com churrasqueiras, piscinas adulto e infantil, tobogãs, tanques e serviço de alimentos e bebidas.

Gruta São João Maria Serra dos Borges
Localizada à 27 km do Centro belavistense ao Norte em propriedade particular da Empresa Mili (próximo a cachoeira).

A Gruta é visitada por pessoas que vão realizar batizados e ainda de acordo com as crenças depositadas no Monge João Maria a água é benta, são levadas imagens por seguidores, e outras oferendas daqueles que receberam milagres.

Para facilitar o acesso foi construído corrimões.

Recanto dos Brugres
Oferece ao visitante tanques para pesca de peixe e também para pesca de rãs, além de produtos orgânicos como derivados do leite, frutas e outros.

Recanto dos Toldos
O Recanto oferece ao visitante ampla área de lazer com chopanas, churrasqueiras e tanques para pescaria.

Represa Entre Rios
Na divisa com as Cidades de Major Vieira, Santa Cecília, Timbó Grande, Canoinhas e Bela Vista do Toldo a Represa está à 57 km do centro.

Museu Schimborski
O museu possui vários objetos que contam a história da nossa cidade e da Guerra do Contestado.

O Museu Schimborski situa-se na entrada da cidade às margens da SC-423.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.