Formosa do Sul é a terra de um povo que mantém viva suas tradições, suas memórias e a cultura herdada dos seus antepassados. Localizada na microrregião Oeste de Santa Catarina, o município, que iniciou sua colonização por volta da década de 1950, com a vinda de migrantes gaúchos, tem como característica marcante a vida em comunidade.

Muito elogiada pelos visitantes, por suas belezas naturais e principalmente pela simplicidade de sua gente, o município ainda cultiva algumas das tradições dos primeiros moradores, descendentes de italianos, caboclos, alemães e poloneses, o que é possível observar nos costumes, no modo de falar e na culinária. Durante o processo colonizatório, o território de Formosa do Sul era conhecido como Fazenda Saudades. Com o crescimento do número de moradores constituiu-se uma pequena Vila, que de acordo com os depoimentos das famílias mais antigas, foi nomeada por um padre italiano, como Vila Formosa, em homenagem às belezas da localidade. Em 25 de setembro de 1985, Vila Formosa foi elevada a categoria de Distrito do Município de Quilombo, e no dia 09 de janeiro de 1992 passou à condição de município.

O município possui uma área territorial de aproximadamente 100 km², sendo que a maior parte é montanhosa e ondulada, com 10% de área plana. O clima é mesotérmico úmido, sendo que é muito quente no verão. Seus limites territoriais são ao Norte os municípios de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte, ao Sul e Leste Quilombo e Santiago do Sul e a Oeste Irati e Jardinópolis. Atravessam o município os Rios Ouro e Rio das Antas, também chamado de Lageado João Emílio.

Podemos destacar como atrativos turísticos a Praça Municipal Tancredo Neves, a Casa do Turista e a Capela São Cristóvão, localizadas no centro do município, o Parque do CTG Trançado de Guapo localizado na comunidade de Lª Canela, a Área de Lazer Chico Mendes na comunidade de Lª Beira Rio, o Recanto das Garças em direção ao município de Irati, as igrejas das comunidades de Lª Guarani, Lª Serra Alta, Lª Canela, Lª Barão do Triunfo e Lª Segalin, o Museu Frezza, o Museu Formosa do Sul, a Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Helio Antonio Faresin, no centro urbano e o Morro da Antena, com vista panorâmica da cidade, na comunidade de Lª São Miguel.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.