Guaraciaba é um município do oeste de Santa Catarina. Sua emancipação Político Administrativa deu-se em 1º de Outubro de 1961.

O início da história do município de Guaraciaba recua-se a registros históricos e atos administrativos anteriores ao descobrimento do Brasil, fundamentado no Tratado de Tordesilhas em 1494.

Com a criação de Chapecó, pela lei nº 1147, no ano de 1917, deu início aos desmembramentos, incluindo Guaraciaba. Foi na década de 1940 que iniciou a colonização das terras que hoje pertencem a Guaraciaba.

Em 02 de setembro de 1945, o Padre Aurélio Canzi celebrou a primeira missa na nova localidade, dando-lhe o nome de Guaraciaba, que na língua Tupi-Guarani significa Raio de Sol.

Pela lei nº 733 de 20 de julho de 1961, foi criado o município de Guaraciaba, desmembrando-se de São Miguel do Oeste, juntamente com o território que hoje é Anchieta.

A instalação oficial do município ocorreu em 01 de outubro de 1961.

Uma área de aproximadamente 331 km². E está a 730 km da Capital.

CONHEÇA ALGUNS DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE GUARACIABA:

Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Guaraciaba
Composta por diversos eventos de exposições. A maioria das atividades é realizada no CTG fronteira do Oeste. Evento bienal, no mês de maio.

Igreja Matriz
É um dos cartões postais da cidade.

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio
Situado na BR-163. No mês de maio acontece a romaria de Nossa Senhora, atraindo milhares de fiéis.

Bioconstrução Guaraciaba
Uma experiência sustentável, conheça a história, materiais e técnicas da casa viva.

Padaria Colonial Morro
Uma padaria colonial com uma produção familiar e situada no interior do município de Guaraciaba com vendas diretas nas casas. Alem deste diferencial, possui uma linda cachoeira em sua propriedade. Com esse potencial a padaria da família Morro faz parte do Roteiro Acolhida na Fronteira. Sendo recepcionado com um saboroso café e visitação a cachoeira do Rio das Flor.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.