A cidade conta com vários atrativos naturais, como os 37 quilômetros de praias, a Laje da Jágua que é um parcel onde se formam ondas gigantes que atrai muitos surfistas praticantes de tow-in, a Laje é o motivo pelo qual existem mais de 70 navios encalhados na costa de Jaguaruna. Temos também várias lagoas e ainda 53 sítios arqueológicos. Seu nome vem da língua tupi-guarani e significa “onça preta”. Temos um lindo chuveirão com roda d’agua, onde antigamente gerava energia para a praia do arroio corrente, hoje funciona como atrativo turístico.



Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Jaguaruna:

Dunas
Imensas dunas que parecem nuvens completando a paisagem litorânea. Observatório de baleias. Uma estrutura agradável que proporciona ao turista apreciar um belo espetáculo, a observação das baleias franca de julho à novembro.

Bosque Campo Bom

Lagoas
Jaguaruna oferece 10 lagoas para lazer e pesca, destacando-se a Lagoa do Arroio Corrente como mais frequência pelos turistas. A Lagoa do Arroio Corrente, situada a 9 km do núcleo central urbano, é interligada através de rodovia pavimentada (SC – 442). A lagoa é manancial de abastecimento de água ao balneário de Arroio Corrente, centro da cidade e bairros arredores, e é utilizado para banhos, navegação e remo, sendo que em seu entorno encontram-se pastagens e dunas. No transcorrer de seu desaguadouro é formado o chuveirão. A Lagoa da Figuerinha, está situada a 11 km do núcleo central urbano. A Lagoa da Garopaba do Sul, está situada a 14 km do núcleo central seu acesso se da através de estrada na pavimentada, porém de ótima trafegabilidade durante todo o ano. No local é explorada a pesca profissional. A Lagoa Preta, está situada a 30 km do núcleo central urbano, seu acesso se através de estrada não pavimentada e sem sinalização. Nas proximidades há locais para passeios e piqueniques. A Lagoa Bonita, está situada a aproximadamente 15 km do núcleo central urbano, próximo ao balneário de Campo Bom. A Lagoa de Gregório Bento, está situada entre a lagoa da figuerinha e a Lagoa Encantada, na comunidade do laranjal. Está situada a 13 km do núcleo central urbano. A Lagoa Encantada está situada 15 km do núcleo central urbano, na comunidade do laranjal, anexo ao Balneário Dunas do Sul. Seu acesso se da em estrada não pavimentada e sem sinalização, e seu principal atrativo são as águas a limpas e a pesca amadora e a proximidade do Sambaqui Laranjal ainda intacto. A Lagoa da Jaguaruna está situada a 4 km do núcleo centra urbano, próximo a BR -101. È utilizada na cultura do arroz irrigado e para a pesca da comunidade. A Lagoa Delfino, está situada a 9 km do núcleo central entre as comunidades do Morro da Fumaça e Jabuticabeira. È utilizada na cultura de arroz de irrigado. A Lagoa do Réu, está situada na comunidade de Arroio da Cruz, aproximadamente a 30 km do núcleo central urbano.

Laje da Jagua
A Laje da Jagua é um local onde ocorrem enormes ondas, frequentado por amadores e profissionais que praticam a tow-in, uma modalidade de surfe em que o praticante é rebocado por um jet boat ou jet ski. O local que possui uma das dez maiores ondas do mundo foi descoberto como opção para o esporte em 2003, pelos surfistas brasileiros Zeca Scheffer e Rodrigo Resende. Já em 2007, a Laje da Jagua recebeu o 1º Mormaii Tow in Pro, primeira competição de tow in do Brasil. Os vencedores foram os surfistas brasileiros Carlos Burle e Eraldo Gueiros, que atuaram em dupla. Atualmente, é o destino favorito de surfistas de grandes ondas (big riders) do Brasil e de outras partes do mundo. A Associação de Tow In de Jaguaruna – Atow Inj – é responsável pelo monitoramento do local. O PORQUÊ DA FORMAÇÃO DAS ONDAS A Laje da Jagua, também conhecida como Parcel do Campo Bom, ou ainda a Pedra do Campo Bom, é uma importante formação rochosa submarina situada no litoral de Jaguaruna 5,3 km quilômetros da costa, em frente à Praia do Arroio Corrente e a 5 quilômetros do Balneário Nova Camboriú. Tem cerca de 2 quilômetros de extensão.

Sandboard
A formação de dunas existentes desde o Balneário Camacho até o Balneário Arroio Corrente provoca muita emoção a quem arrisca as sinuosas descidas com uma prancha de sandboard. O esporte que iniciou em 1986 nas dunas da Joaquina, em Florianópolis, difundiu-se pelo Brasil. Em pé ou sentado, os amantes do esporte aproveitam os mais de 15 km de solo arenoso de Jaguaruna, que já é famosa por estar entre as maiores e também por deter a mais extensa faixa com combro de areias quartzosas do estado. Algumas do balneário Arroio Corrente, próximas à lagoa, chegam a atingir 60 metros de altura, podendo ser avistadas a dezenas de quilômetros. Alem das gigantes de areia, há na costa do balneário Camacho formações móveis que terminam na beira do mar e chegam até 15 metros, fenômeno que só ocorre nessa parte do território Jaguarunense e atrai muitos adeptos até o litoral. Nas outras praias os amontoados iniciam a 500 metros da orla.

Sambaquis
Jaguaruna é considerada um santuário arqueológico com mais de 30 sambaquis, possuindo o maior sambaqui do mundo.

Praias
São 37,5 km de belas praias, com águas limpidas e cristalinas.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.