Até 1961, quando deixou de ser distrito, chamava-se Major Alves Rodrigues, em homenagem ao único homem com certa instrução no lugar. A partir daí, mudou a condição e o nome, mas a patente militar continuou a mesma. Emancipada, virou Major Gercino, em tributo ao oficial e professor da Faculdade de Farmácia de Florianópolis que tanto trabalhou para que isso ocorresse. A cidade foi colonizada por italianos, luso-brasileiros, alemães e poloneses. Vinho do bom e feito artesanalmente é a especialidade dos descendentes de italianos que ali vivem. Além dos sabores em tintos e brancos, produzem champanhe.

Dos 278,1km2 do município, 90% são ocupados por parreirais e os 10% restantes são de pessegueiros, que abastecem o litoral catarinense. Ao todo, são colhidas 1.000 toneladas de uvas por ano, das quais a metade é utilizada para a produção de vinho colonial. O restante é comercializado na Grande Florianópolis e no litoral através da Ceasa. Nas 590 propriedades rurais de Major Gercino também são cultivados fumo, milho, mandioca, oleaginosos e criadas aves, suínos e bovinos de corte e de leite.



Conheça alguns dos atrativos turísticos de major Gercino:

Cascata do Alho

Paróquia Senhor Bom Jesus
Em 8 de janeiro de 1906, um abaixo-assinado dos moradores de Major Gercino pedia que a sua Capela voltasse a ser atendida pelos Padres Franciscanos de Santo Amaro do Cubatão (da Imperatriz), que antes atendiam à Comunidade. Preferiam ser atendidos pelos padres franciscanos em vez dos padres de Tijucas, que estavam muito longe e demoravam muito para atender aos chamados. Outra razão de preferirem os franciscanos alemães era porque, em Major Gercino, havia cerca de 20 famílias que só falavam alemão. Não obstante o pedido, a Capela continuou sendo assistida pelos padres diocesanos, os quais passaram a atender também a paróquia de São João Batista. Em fins de 1968, Mons. José Locks, que desde 1950 vinha exercendo o cargo de Pároco de São João Batista, entrega essa paróquia a seu substituto, Pe. Cláudio Jeremias Cadorin, e passou a residir em Major Gercino, atendendo àquela comunidade. Aqui, Mons. Locks construiu uma nova Matriz em substituição à existente, já muito pequena para atender às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.