O município de Meleiro recebeu este nome devido à grande quantidade de mel de abelha na região. O começo de sua colonização ocorreu por volta do início do século XX, quando os imigrantes italianos chegaram ao local que inicialmente fazia parte de Araranguá, sendo que em 20 de dezembro de 1961 o município emancipou-se. A economia do município baseia-se no cultivo de arroz, feijão, milho e fumo, no extrativismo vegetal e na indústria de calçados para exportação. Meleiro é marcada por uma hospitalidade invejável, onde seus moradores preservam a cultura italiana através principalmente do dialeto da região Norte da Itália e da gastronomia típica, como a polenta com galinha, o macarrão e o pão caseiro. Os principais eventos do município são a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória (agosto), Carnaval de Inverno (junho), Baile do Chope e Festival de Dança (novembro).

Conheça alguns dos atrativos turísticos de meleiro

Alambique do Carlinhos
Produz cachaça e licores, melado, possui um alambique onde produz a cachaça e derivados da cana de açúcar, neste local recebe visitantes e faz venda dos produtos. O alambique fica situado aos fundos da residência do proprietário, podendo ser visitado diariamente no horário comercial.

Casa da Cultura
Inaugurada em 5 de setembro de 2013, a Casa da Cultura de Meleiro ilustra a história dos primeiros moradores. Além de receber visitas, o espaço também serve de local para realização de cursos de capacitação profissional e criação de peças piloto para os clubes de mães do município.

Orquidário JM
É um espaço com decorações rústicas aonde se encontra mais de 350 espécies de orquídeas, no mesmo ambiente podemos adquirir informações de como cuidar das plantas como: adubação, irrigação, poda. Também conta com uma área para eventos com capacidade para mais de 100 pessoas, estacionamento gratuito.

Paróquia Nossa Senhora da Glória
Tudo começou em 1915, na encosta do Morro do Meleiro, onde foi construída, com a ajuda das famílias, a primeira igreja em madeira. Em 1926, foi iniciada a construção da igreja em alvenaria, concluída somente em 1930. Depois de muitos pedidos da comunidade, em 31 de maio de 1938, foi fundada a paróquia, tendo por padroeira Nossa Senhora da Glória, cuja imagem foi trazida pelo senhor José Mezzari. Em 1962, iniciou-se a construção da Casa Paroquial, com as doações de todo povo, sendo inaugurada em 11 de agosto de 1963 pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla. Hoje o território da Paróquia abrange dois municípios: Meleiro e Morro Grande, com 26 comunidades. Desde 1958, a Paróquia conta com a presença das irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria. A partir de 1975, também com as Irmãs Sacramentinas de Bérgamo, que atuam na educação infantil, na liturgia, catequese e em alguns serviços de pastoral.

Vinícola Topanotti
A vinícola tem mais de 50 anos, passando de geração em geração familiar. Produzem 15.000L de vinho por ano. Além do vinho também produzem suco de uva.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.