Os primeiros habitantes de Morro da Fumaça foram os índios carijós. Por volta do ano 1900, chegaram os primeiros europeus, oriundos da Biello-Rússia. Eram adventistas (não trabalhavam aos sábados), produtores de suínos, mas não se alimentavam dela, pois vendiam aos italianos. Os italianos chegaram a partir de 1910, compraram as terras dos “russos” e de Hemínia Paladini. Vieram de Urussanga ( Rio Galo, Cocal, Rio Carvão e Rio América), Treviso, Belluno e Pádova. José Cechinel e Hermínia Sóligo Cechinel foi o primeiro casal a fixar residência nesta cidade, e são considerados os fundadores de Morro da Fumaça.

Os italianos também tinham, na produção de suínos, fonte importante de alimentação. Tinham, por costume, repartir o animal abatido com os vizinhos.

Há duas hipóteses para a denominação Morro da Fumaça. Uma diz que, quando o Rio Urussanga alagava e interrompia o transporte de mercadorias da região de Urussanga e arredores, uma neblina se formava em torno do morro, onde hoje se localiza o Hospital de Caridade São Roque, e a outra diz que, em virtude disso, o pessoal era obrigado a montar acampamento e acender fogueira. Este ponto passou a servir de referência de localização como o “morro da fumaça”, que, posteriormente emprestou o nome para o Distrito e, mais tarde, o Município de Morro da Fumaça. No dia 06 de setembro de 1931, foi instalado o Distrito de Morro da Fumaça, pertencente ao Município de Urussanga, sendo Juiz de Paz: Eugênio Pagnan. Em 1936, elegeu-se José Guglielmi, para exercer mandato de vereador, junto ao Poder Legislativo de Urussanga.

A Câmara Municipal de Vereadores de Morro da Fumaça foi, oficialmente instalada, em 31 de janeiro de 1963.

Atualmente, predomina a descendência italiana como destaque na vida econômica, social e política do Município.

Gentílico: Fumacense.

Datas Festivas:
– 20 de Maio: Aniversário do Município.
– 16 de Agosto: Dia de São Roque, padroeiro da Igreja Católica.

Fonte: Câmara Municipal.

Conheça alguns dos atrativos turisticos de Morro da Fumaça:

Colina de Nossa Senhora Aparecida
Um dos principais pontos de peregrinação no Sul do Estado, a Colina de Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade de São João de Urussanga Baixa.

Turismo Rural
Em Morro da Fumaça está a Propriedade Modelo de Orivaldo Torossi.

O terreno de 20 hectares possui a maior plantação de palmito manejado do sul de Santa Catarina, além de 42 espécies de árvores da Mata Atlântica e plantas de países como Austrália e Nova Zelândia.
A propriedade ainda possui trilhas na mata nativa, e recebe a visita de alunos das escolas e universidades da região, além de estrangeiros.
Todas as culturas praticadas são supervisionadas por um Engenheiro Ambiental e uma Bióloga.

Capela Nsa. Sra. do Carmo – Linha Torrens

Centro de Eventos Sonho Dourado
Com sede própria, o Centro de Eventos Sonho Dourado possui um salão de 800 m2 para locação.
Ideal para festas de aniversários, casamentos, formaturas, reuniões, entre outros. Possui ainda um campo de futebol suiço, piscina e estacionamento privativo.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.