A história de Guabiruba está entrelaçada com a de Brusque, que sob a direção do barão Maximilian von Schneeburg, fundador da nova colônia de Itajaí, a partir de 1860 trouxe os primeiros imigrantes alemães para a região. Posteriormente chegaram italianos, poloneses e austríacos.

Os imigrantes dedicaram-se inicialmente a lavoura e à extração de madeira, construindo ranchos para seu abrigo. Muitos trouxeram sua profissão de origem. Seu esforço, empreendedorismo e coragem moldaram uma cidade próspera.

Depois dos primeiros empreendedores, comércios e indústrias têxteis, foi aberto o caminho para a modernização, com o início das fábricas de malhas, confecções, tinturarias e metalurgias, que se deu a partir da década de 70.

O desenvolvimento propiciou a vinda de novas famílias, culturas e tradições, que escolheram o município para construírem seu lar. Atualmente a cidade abriga aproximadamente 25 mil habitantes. Está distribuída em uma área de 195 km² e situa-se no Vale do Itajaí – Mirim.

A sede do município fica a uma altitude de 21 metros acima do nível do mar. A cidade limita-se ao norte, com Gaspar e Blumenau; ao sul e a oeste com Botuverá e a leste com Brusque.

CONHEÇA ALGUNS DOS PRINCIPAIS ATRATIVOS DE GUABIRUBA

Rota do Chocolate Guabirubense
Ao chegar em nossa cidade aproveite para conhecer os nossos chocolates caseiros que possuem um sabor especial da nossa tradição.

Não há nada melhor do que levar aquela lembrança saborosa da cidade que você visita! Então aproveite e coloque no seu roteiro as nossas fábricas de doçuras.

Visite:

– Chocolates Caseiros San’ Nicolao

Produz chocolates desde 2011 e conta com produtos com diversos sabores e formatos. A San Nicolao fica apenas a 3 km do centro da cidade.

O Local possui um ambiente agradável em meio a natureza, com lago ornamental onde é possível observar os peixes, uma casa histórica passada por gerações, trilha, animais, entre outras belezas.

– Chocolates Caseiros Tia Lice

Fabrica artesanalmente os chocolates em Guabiruba, a fábrica conta com uma loja especialmente criada para atender você que deseja presentear alguém com um sabor especial. Você pode escolher os chocolates e acessórios e montar seu próprio kit! A Tia Lice fica apenas a 4 km do centro da cidade.

Pela natureza de Guabiruba
Descoberta como atrativo turístico somente por volta de 2016, a Trilha da Gueba guarda um dos mais belos cenários de Guabiruba. O acesso é pela Rua José Stedile, pelo Bairro Lageado Alto. A área pertence ao Parque Nacional da Serra do Itajaí.

É pelo menos uma hora de subida a pé para chegar ao ponto mais alto do Morro da Gueba com 880 metros de altura. Em dias de céu aberto, é possível ver o mar ao longe e, claro, uma boa parte de Guabiruba.

O nome gueba vem dos primeiros imigrantes italianos que exploraram a região. As primeiras levas chegaram a Guabiruba em 1875 e se instalaram no que hoje compreende o bairro Lageado Alto por serem as terras disponíveis à época e também pela topografia. Com altas montanhas e muitas nascentes e ribeirões, a localidade era ideal para a construção dos engenhos tocados a água tradicionais entre os italianos.

As primeiras famílias a explorarem a trilha e o morro da Gueba foram os Stedile. Contam Nelson e Dionísia Stedile – que hoje são os proprietários das terras em torno do Morro da Gueba – que antigamente, quando a umidade se concentrava ao redor do pico, formando uma densa neblina, era um indicativo de chuva. “Lá vem a gueba”, era o que eles diziam. O recado era sinônimo de que era preciso deixar a roça e voltar para casa para não se molhar.

Nessa época, a Trilha da Gueba era explorada basicamente por caçadores, palmiteiros e madeireiros que se embrenhavam na mata por horas e até dias seguidos. Além de chegar ao pico do morro, seus caminhos também ligam ao Bairro Planície Alta saindo em frente à Cervejaria Kiezen Ruw.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.