Laurentino tem predominância da imigração Européia, Italianos e Alemães. Com enfase na cultura italiana que está presente nos hábitos e nos costumes dos habitantes.

É possível encontrar diariamente descendentes falando a língua italiana e incentivando os mais jovens a cultivar a tradição. A arquitetura moderna é predominante. Contudo, é possível encontrar em um passeio pelas diversas comunidades traços da arquitetura europeia.



Colonizado por várias etnias (alemães, italianos e luso-brasileiros), o município de Laurentino emancipou-se em 12 de junho de 1962. Com grande potencialidade turística e conhecido pela sua fabricação de queijo, Laurentino recebeu o nome de “Terra do Queijo Gigante”.

Ganhou destaque também pelo turismo religioso, com as festas tradicionais nas comunidades e as visitações ao oratório Nossa Senhora das Graças, e a construção da imagem Gigante de Nossa Senhora das Graças. A maior imagem do mundo que se tem registro, medindo 24.90 metros de altura.

Confira alguns dos principais atrativos da Laurentino:

Sítio Furnas Laurentino
Lazer e Entretenimento, Natureza e Ecoturismo, Negócios e Eventos, Passeios e Aventura, Turismo de Águas, Turismo Rural

O Sítio Furnas no formato de hospedagem nasceu do desejo de compartilhar com as pessoas a beleza extrema que temos aqui.

Sítio Paraíso Feliz
Camping, lazer, serviço de bar, conservas e doces artesanais, almoço aos domingos para grupos com reservas antecipadas, grupos fechados, pesca esportiva, pesque e pague, passeio ecológico e eventos.

Imagem Gigante de Nossa Senhora das Graças
Com um histórico marcado pela devoção e fé, o Oratório Nossa Senhora das Graças no alto do monte na Serra do Amuado em Laurentino, uma das mais belas vistas, capaz de alcançar toda a parte central da cidade, foi construído a maior imagem de Nossa Senhora das Graças do Mundo.

A construção da imagem propriamente, teve início em março de 2017, através das mãos talentosas do Escultor Vilmar Lopes de Medeiros, reproduziu a réplica idêntica da imagem menor ainda esta entronada no interior da capela. Claro que o tamanho ampliado em muitas escalas atingiu a altura de 24.90 metros de altura.

Museu de História Natural de Laurentino
Aberto para visitação todo sábado feliz, das 09h as 12h. Localizado em frente ao Ginásio de Esportes Hermínio Girardi – Laurentino – SC

Turismo Religioso
Berço de congregações religiosas, dezenas de jovens foram ordenados padres e freiras no município. Recordações deste período estão vivas na arquitetura do Seminário São Luiz Gonzaga, no Colégio São José e na Igreja Católica, cujo padroeiro Santo Antônio de Pádua é comemorado há mais de 100 anos. Oratório Nossa Senhora das Graças – Serra do Amuado. Construído em 1947. Colégio São José. Edificado em 1958, dirigido pelas Irmãs Catequistas Franciscanas, foi berço de formação de inúmeros(as) religiosos(as). Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua. Inaugurada em 1970, tem por tradição a Festa do Padroeiro.

Gastronomia Italiana
A gastronomia italiana é encontrada fartamente na mesa do Laurentinense. Receitas derivadas do queijo, produto que deu origem a Festa Estadual do Queijo no município, permitem uma diversidade de pratos como o macarrão caseiro, lasanha, pão de queijo entre outros, tendo como entrada a puríssima graspa e como acompanhamento o bom vinho colonial.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.