Lajeado Grande é um jovem município que esbanja belezas naturais.

Prioritariamente rural conta com um povo trabalhador em sua maioria descendentes de italianos, poloneses e alemães.

A religiosidade está marcada na presença de capelas em cada uma das comunidades do município; assim como a festa em honra ao Padroeiro Santo Antônio que movimenta centenas de pessoas nas festas realizadas.



No Rio Golfo é uma excelente opção de lazer, possibilita a pesca, o banho, o contato direto com a natureza e seus encantamentos. Destaca-se também a construção de uma CGH – Central Geradora Hidroelétrica na comunidade de Linha Chenett que irá produzir cerca de 1 mega watts de energia.

Os costumes e saberes merecem um destaque especial.

O horto medicinal em formato de mandala elaborado pelas mulheres da comunidade apresenta o poder das plantas medicinais mantendo esta tradição milenar.

Os produtos da agricultura familiar e coloniais oportunizam aos visitantes conhecer um pouco mais dos sabores Lajeado-Grandenses. Farinha de milho, cachaça, queijo, queijo de leite de ovelha, tilápia, verduras e frutas orgânicas fazem parte da singela mais rica produção local.

Conheça alguns dos atrativos de Lajeado Grande:

Capela Comunidade de Linha Navegantes
Nossa Senhora dos Navegantes é a padroeira da comunidade. Decidido assim pelo fato ocorrido em Lajeadinho/RS onde um médico que sofria perseguições politica sendo proibido de atender os enfermos do outro lado do rio. e em um embosco feito para lhe tirar a vida pediu fervorosamente a interseção da Santa e foi atendido. A arquitetura típica italiana ainda é preservada na construção em madeira com cores características inaugurada em 08 de março de 1966

Ponte Coberta
A ponte coberta no antigo acesso de Xaxim a Lajeado Grande é uma réplica da primeira ponte construída no local, sendo destaque pela sua beleza e originalidade.

Rio Lajeado

Rio Linha Marocco

Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Lajeado Grande
A feira teve seu inicio em fevereiro/2020, reunindo produtores da agricultura familiar e artesas locais para expor e vender seus produtos. Com apoio da Administração Municipal e Epagri local, a feira oferta produtos fresquinhos e de qualidade direto para a mesa do consumidor. A feira também tem objetivo de ser um ponto de encontro da comunidade proporcionando atividades culturais nos período de realização da feira.

Capela Santo Antônio
A construção da Capela de Lajeado Grande se confunde a com a chegada dos primeiros moradores, vindos do Rio Grande do Sul por volta de 1922 em busca de uma melhor vida. A fé era o principal guia destas famílias. E Santo Antônio foi escolhido como padroeiro. Em 1950 construíram a segunda versão da capela e em 1962 foi inaugurada a construção que permanece nos mesmos moldes até os dias atuais.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.