Há oito décadas, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (SC) se transforma em um grande jardim, com a sua Festa das Flores, que acontece no Centro de Convenções e Exposições da Expoville.

A mais antiga festa do gênero, no Brasil, encanta o público com suas exposições temáticas, que ganham vida e colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais, e com todas as atrações da sua programação.

A tradição iniciou em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas – muitos deles imigrantes europeus que se instalaram na região. O objetivo era promover o cultivo e o encanto pelas flores. Ao longo dos anos, a exposição cresceu, conquistou o público e se tornou a Festa das Flores de Joinville.

Apenas nos anos de 1942 e 1943, a festa não aconteceu em virtude da 2ª Guerra Mundial.

Hoje, a Festa das Flores é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina, por meio da Lei Estadual número 14.697, de 21 de maio de 2009, e é a Festa Oficial do Município de Joinville, instituída pela Lei Municipal 6.728, de 19 de julho de 2010.

A cada edição, o evento recebe cerca de cem mil pessoas, vindas de diversos lugares do Brasil e também do exterior. Entre elas estão orquidófilos, paisagistas, produtores, profissionais da área, colecionadores, aficionados por flores, turistas, além do grande público da região, que se surpreendem com a beleza e diversidade desse lindo evento, feito para pessoas de todos os estilos e idades.

A Festa das Flores é realizada pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

Acesse o site do evento aqui.

Fonte: Festa das Flores.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.