Por sua arquitetura, sua gastronômica, pelos seus eventos, tudo para oferecer a maior infraestrutura turística.

A cidade apresenta mais de 22 pontos turísticos que estão sempre à espera do visitante e da comunidade em qualquer período do ano. A simpatia do povo Ipirense, as belezas que são vistas em cada cantinho da cidade, o amor e a riqueza dos detalhes, estão retratados em cada um destes locais.

Separada da cidade de Piratuba por uma ponte sobre o Rio do Peixe, Ipira é uma pequena localidade com pouco mais de 5.000 habitantes. Vale a pena um passeio pelo lugar, onde ainda existem muitas antigas casas em madeira construídas pelos primeiros moradores alemães. Na época de calor, a indicação é o local conhecido como Cascata da Usina, área de lazer onde já funcionou uma usina. Ali, uma pequena trilha leva ao arroio Capelinha, pedregoso e raso, com duas quedas d´água onde existe também uma caverna. Ao lado, funciona o Mini-Mundo, com miniaturas de monjolo, engenho e equipamentos de trabalho acionados por roda d’água. A 5 km do centro, uma estrada de terra leva a um dos pontos mais altos de região, onde se destaca uma construção chamada de templo esotérico. Produtos da região podem ser comprados na Casa Colonial, no centro da cidade.

Conheça os principais atrativos de Ipira

Noite das Lanternas
A cidade decorada com luzes, anjos, lanternas e arranjos natalinos, anuncia o encanto e a magia do Natal. As famílias enfeitando as casas esperam pela chegada do bom velhinho, é tempo de refletir sobre tudo que passou, mas também de planejar para que o próximo ano seja ainda mais promissor.

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Ipira. Uma tradição germânica que veio de uma lenda, onde contava a história de uma família muito religiosa tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à ideia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.

Casa da Memória
Construída em 1923 em arquitetura alemã, na Casa e possível recordar a historia do Município através do acervo de ferramentas, maquinas, moedas, utensílios, fotografias, moveis, documentos, entre outras relíquias.

Moinho Werno Gerhardt
Construído em 1921, o Moinho tem uma Roda D’AGUA que de forma sustentável faz o processo de moenda do milho transformando em fuba. Junto ao Moinho e possível conhecer o Museu da Marcenaria Werno Gerhardt. No local há um Platano com mais de 90 anos.

Parque da Cascata
O Parque da Cascata, criado há 14 anos, mantém características naturais como a queda d’água, paredões rochosos, vegetação nativa, trilhas, passarelas, grutas e caverna, ideal para passar momentos de lazer, através de passeios ecológicos e de conhecimento, junto à natureza. Além de ser um local de lazer, é uma importante fonte de conhecimento ambiental, já que lá são encontradas espécies nativas da fauna e flora e ainda mostra, um pouco da história do Município, como as ruínas da primeira hidrelétrica, que abastecia através de energia os Municípios de Ipira e Piratuba. O local está localizado próximo à Avenida Brasil, praticamente no centro da cidade. No local funciona também uma choperia.

Pesque Pague das Lanternas
Um belíssimo local que está situado em Alto São Pedro, distante apenas 12 km da cidade de Ipira. Sua estrutura oferece um ambiente familiar, de lazer com açudes para a pesca e restaurante no local, com uma alimentação variada e saborosa. Em contato direto com a natureza o ambiente proporciona relaxamento, descontração e diversão aos clientes. Sua paisagem única e exuberante encanta a todos que por lá passam. O “Pesque Pague das Lanternas”, faz parte dos Caminhos Turísticos do Integrar que compreendem os Municípios de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba e Piratuba.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.