O Município de Itapiranga está localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina, na divisa com o estado do Rio Grande do Sul e com a República Argentina.

A colonização de Itapiranga iniciou em 1926 através da Sociedade União Popular (Volksverein) com famílias de descendentes alemães católicos. Na época, denominada “Porto Novo” a colônia pertencia à grande Chapecó.



No Ano de 1929, com a visita do presidente da província, Sr. Adolfo Konder, a colônia mudou seu nome para Itapiranga, que em tupi-guarani que significa “Pedra Vermelha”. A emancipação político-administrativa aconteceu em 14 de fevereiro de 1954.

A cultura alemã se destaca nos 15 grupos de dança folclórica alemã e 12 corais em atividade no município. O Município possui o título de Berço Nacional da Oktoberfest, festa realizada todos os anos, em outubro, desde 1978 e reúne milhares de visitantes e turistas.

A economia gira em torno da agropecuária, agroindústrias, comércio, serviços e turismo.

O majestoso Rio Uruguai banha a cidade e o interior, refresca o verão nas diversas áreas de lazer de Itapiranga e faz a divisa do Município com o estado do Rio Grande do Sul. A oeste, o Rio Peperi-guaçu banha o interior de Itapiranga e seus meandros fazem a fronteira do Estado de Santa Catarina com a República Argentina. As belas curvas e corredeiras do Rio Uruguai e seus afluentes, as lindas propriedades rurais e o agroturismo, história, cultura, gastronomia, educação e em especial as pessoas de Itapiranga são as grandes riquezas da nossa terra.

Durante o ano todo pode-se apreciar as maravilhosas paisagens nas áreas de lazer e mirantes, agendar visitas e passeios no turismo rural e agroturismo, apreciar a farta gastronomia local. Todos finais de semana bailes e festas comunitárias embalam quem procura diversão autêntica nas 27 comunidades do interior e na cidade.

Todo 1º Sábado de cada mês acontece o Dia D Deutschland! Gastronomia típica nos restaurantes e padarias, promoções especiais no comércio, atividades recreativas e culturais na praça da figueira com venda de artesanato, exposições temáticas e muito mais.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.