Com ascendência polonesa, italiana, alemã e japonesa, Monte Castelo recebeu o nome em homenagem aos soldados brasileiros que lutaram na itália durante a Segunda Guerra Mundial. A povoação originou-se por volta de 1890, com a passagem de tropeiros que transportavam couro e gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. O território pertencia ao Paraná e só depois da Guerra do Contestado, de 1912 a 1916, é que chegaram imigrantes, batizando o local de Rio das Antas. A agricultura é a principal atividade econômica, com destaque para a batata-semente – cultura desenvolvida pelos descendentes de japoneses vendida para plantadores de todo o Brsil. Também se planta milho, soja e feijão. A carne bovina e o leite são vendidos nas cooperativas agrícolas locais. Há ainda indústrias madeireiras, moinhos de cereais, olarias, cerâmicas e empresas de extração e processamento de erva-mate e de óleo de sassafrás, que é exportado para a Europa e países do Mercosul. O município tem 565,2 km² e está localizado no Planalto Norte, a 402 km de Florianópolis. Sua temperatura média anual é de 16°C, com verão quente. A data festiva é o dia 15 de maio, aniversário da cidade, que obteve emancipação política em 1962. Próximo a Papanduva e Itaiópolis, Monte Castelo tem acesso pela BR-116.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Monte Castelo:

Paróquia São José Operário
A Paróquia pertence a Diocese de Caçador e é composta pela Igreja Matriz, localizada no centro da cidade e por capelas situadas nas localidades do município. Data da Festa do Padroeiro da Paróquia: 01 de maio.

Pesque e Pague do Caipirão
Com o auxílio do Projeto Microbacias 2 o casal Jocemar Alves da Silva e Rodamelis Duffécki montaram seu próprio negócio: um Pesque e Pague. A propriedade é contemplada por uma natureza exuberante, ambiente ecologicamente correto e agradável e com infra-estrutura adequada para atender os visitantes. Além de fatura de peixes a propriedade localizada em Bom Retiro, com acesso no KM 88 a 1 km da BR oferece, banheiros, churrasqueiras, estacionamento com sombra e o mais importante segurança para toda a família. Nomeado pelos proprietários como: Pesque Pague do Caipirão, o empreendimento pretende resgatar as atividades do homem do campo, como a pesca, a roda de chimarrão, os causos e prosas, o encontro com os amigos e o lazer da família montecastelense. Segundo os orientadores do Microbacias o empreendimento rural não só colabora com o turismo local como viabiliza uma melhor qualidade de vida – por meio do contato direto do homem com a natureza.

Rio Canoinhas
O município é banhado pela bacia do Rio Canoinhas, sendo este seu principal rio. O Rio Canoinhas nasce na Serra do Espigão a cerca de 20 km ao norte de Santa Cecília, correndo de sul para o norte e passa ao oeste de Monte Castelo.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.