Fundado oficialmente em 12 de dezembro de 1991, Passos Maia tem o turismo como horizonte promissor. A partir da abertura do Parque Nacional das Araucárias para a visitação pública, em outubro de 2015, o setor vive constante expansão. A área de 12.841 hectares é uma das maiores reservas de araucária do mundo e está na rota turística do município.

O turismo rural guia os visitantes. Entre as atrações, cachoeiras, mata nativa, gastronomia, animais na terra e no céu, a exemplo da beleza do papagaio-de-peito-roxo, ave ameaçada de extinção que foi reintroduzida na região em 2011, a partir de um projeto do Instituto Espaço Silvestre.

Também ameaçada de extinção, a espécie da flora brasileira predominante no parque é a araucária. Em meio à imponência das árvores, uma variedade de animais — vários ameaçados e outros com população reduzida — faz morada, como o bugio, o gato-do-mato-pequeno, o puma, o veado poca e a jaguatirica.

A prática de jet ski também é possível no camping do Rio Chapecó, onde fica a ponte Horácio Ribas Maciel, mais conhecida como Ponte Baixa. Há ainda pontos com rotas de trilheiros e cavaleiros, antigas fazendas, produção típica de alimentos e o encontro com a fé nas visitas à Igreja Matriz São Jorge, Grutas Nossa Senhora de Lourdes, na Linha Gruta e Dom Carlos, e Igreja São Valentim, na comunidade Rio do Poço, além do Memorial Padre João Botero.

A Praça Municipal 12 de Dezembro — com árvores nativas é ornamentais — é outra bela paisagem. Festas típicas ainda fazem parte da cultura de Passos Maia, como o Festival da Canção Passosmaiense (Fecap), Rodeio Crioulo Interestadual, Feira da Novilha, Festa da Mandioca e Jantar do Leitão, além de várias festividades que vão se tornando tradicionais nas comunidades.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Passos Maia:

Rota das Araucárias
O Parque Nacional das Araucárias localiza-se nos municípios de Passos Maia e Ponte Serrada (SC). Constituído por uma área de 12.841 hectares, tem como objetivo básico a preservação dos ambientes naturais ali existentes com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e contato com a natureza e de turismo ecológico.

Esta Unidade de Conservação foi criada em 19 de outubro de 2005, envolvendo instituições federais (MMA/IBAMA), órgãos públicos estaduais e municipais, universidades e organizações da sociedade civil. Objetivou garantir a conservação de importantes remanescentes de Floresta com Araucárias, formação vegetal da Mata Atlântica extremamente ameaçada pela ação antrópica e sub-representada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação

Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Localizada na estrada geral sentido Indústria de Madeiras Tozzo S.A, a 3 km do centro da Cidade. A Gruta recebe grande quantidade de fiéis, chama atenção ainda pela água abundante ultrapassa as rochas até o penhasco onde se localiza a Santa.

Ponte Horácio Ribas Maciel
Um dos principais pontos para se visitar em Passos Maia, o local remete as origens do município. A Ponte Baixa é um dos acesso as comunidades de Santo Agostinho, Conquista do Horizonte, Amparo e também dá acesso a Palmas no estado vizinho, Paraná.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.