Ibiam tem localização privilegiada, está entre os municípios turísticos de Treze Tílias, Tangará, Campos Novo e Ibicaré. Situado na macrorregião do Vale do Rio do Peixe, o local está repleto de possibilidades para investidores no segmento turístico.

A origem da ocupação humana moderna em Ibiam, assim como das localidades próximas, remonta ao início do século XX, com a instalação da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande na região. Esse foi o grande impulso para o desenvolvimento dos novos povoados em todo o Oeste Catarinense.

A partir de 1920, começou a chegada dos primeiros colonizadores de origem europeia, em sua grande maioria descendentes de imigrantes italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul, principalmente da Garibaldi e Bento Gonçalves.

Originalmente pertencente a Tangará, o distrito de Ibiam foi criado em 2 de maio de 1953, por meio da lei municipal nº 99/53. O desmembramento do município ocorreu em 20 de julho de 1995, data de sua criação. Sua instalação aconteceu em 1 de janeiro de 1997.[6]

Sua economia é baseada nas atividades agrícolas e pecuárias, contando com mais de 400 propriedades rurais que praticam culturas diversificadas dentro das mais avançadas técnicas de cultivo e manejo do solo.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.