Considerada a Capital do Rodeio, atividade responsável pela sua maior atração turística, a cidade com 3.500 habitantes se dedica basicamente à agropecuária. Na área central, a Praça do Rodeio possui um monumento alusivo ao tema sempre presente na vida do lugar.

Na festa do município, realizada em março, ocorre um grande rodeio country (montaria em touros e cavalos à maneira do Brasil central) e crioulo (de tradição gaúcha, em que o cavaleiro tenta laçar a novilha). O evento reúne competidores de vários Estados do Brasil.

A colonização do município de Ibicaré iniciou no principio do século XX. Antes de 1900 os habitantes eram indígenas. Após os indígenas, os habitantes eram de origem luso-brasileira. O primeiro dono de terras foi Vitor Rauen no ano de 1922, quando o povoado se chamava “Barra do São Bento”. As terras foram adquiridas da ferrovia através a concessão dada pelo governo. No período de 1926 a 1930, chegaram os primeiros imigrantes com suas famílias. Como a colonização obteve êxito, a partir de 1930 novas famílias chegaram. As terras foram colonizadas principalmente por gaúchos, sendo de origem alemã vindos das cidades: Montenegro, Estrela, São Sebastião do Caí, Lageado, Gaurama, Nova Prata e São Salvador. Enquanto os italianos vieram de Erechim, Carlos Barbosa, Santa Maria, Garibaldi, Bentos Gonçalves e Guaporé.

Conheça alguns dos atrativos de Ibicaré:

Praça do Rodeio
No ano de 2001, o município de Ibicaré foi reconhecido como a Capital Catarinense do Rodeio, o que foi consolidado através da Lei Estadual n° 12.075, de 27 de dezembro de 2001.

Com esse título veio também a valorização do lugar que é frequentemente visitado por turistas, que tem sua parada obrigatória em nossa praça, denominada Praça do Rodeio, para melhor contemplação da paisagem e principalmente para registrarem esse momento em frente ao monumento em homenagem ao rodeio.

Cicloturismo – Rota Pedreira Velha
Neste trecho, o cicloturista vai passar pelo centro da cidade acessando a parte alta. O pedal continua subindo saindo da área urbana e entrando no interior. Estrada de chão muito boa passando por uma pedreira desativada e atenção, risco de queda. Saindo da pedreira o pedal vai te levar para a Gruta da Nossa Senhora de Lourdes. Ao retornar vai seguir pelo asfalto e importante pedalar pela ciclovia depois da Polícia Rodoviária.

Pontos de Interesse: Praça Municipal do Rodeio, Estradas pelas florestas de pinos, pedreira desativa, Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Fonte: Prefeitura Municipal

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Sc Turismo.